Água/energia/privatização/Rio Grande do Sul

CORSAN E HIDRELÉTRICAS DA CEEE: O futuro do Rio Grande com a Água nas mãos das empreiteiras e dos banqueiros

A CORSAN foi entregue ontem. Mas a “Cereja do Bolo” ainda esta por vir: Escondido pelas Sombras da pandemia, Governo do RS anuncia privatização de 13 hidrelétricas e reservatórios públicos de água.

A CORSAN é responsável pelo tratamento e distribuição da água, que por enquanto é Pública, como reza a Constituição. Mas agora a própria água virou commodity já vendida em Bolsas de Valores e o Eduardo Leite, que Já vendeu a CEEE por R$ 100 mil, que é o que os moradores da minha quadra pagam de luz por mês, também prepara a venda das 13 Hidrelétricas da CEEE, que além de geradoras de Energia, são os maiores RESERVATÓRIOS DE ÁGUA do Rio Grande.

Imagina os caras donos da água e donos da distribuição…Tu acha que eles vão entregar água em municípios pequenos e pra comunidades pobres que não tem condições de pagar nem pela distribuição e logo terão que pagar também pela própria água, que até agora ainda é pública?

Tá achando que é teoria da conspiração? Não é não. Clica nos links deste artigo.

E tem mais: Hoje a NESTLÉ, COCA-COLA e AMBEV já detém a “Concessão” de Exploração de 40% de toda a Água Mineral do Brasil. E te vendem a água que é um bem público, dizendo que estão cobrando pela garrafa, pra ficar dentro da lei. Acorda Gauchada. Acorda Brasil.

O crime contra o futuro do Rio Grande esta consumado. Deputados movidos a dinheiro de empreiteiras mas eleitos com o voto do povo, aprovaram a Entrega da CORSAN.

Ainda Enquanto Empresa Pública, a Estatal gaúcha atende, e bem, mais de 300 municípios gaúchos.

Eduardo Leite começou o desmonte da CORSAN PÚBLICA, fazendo PPPs para os grandes municípios, onde a CORSAN tira a maior parte de seu grande lucro, que em parte era investido em pequenos municípios e distantes rincões, possibilitando que todos os gaúchos tenham acesso a água boa e barata.

Agora veio o ataque final: Com o apoio de 39 Deputados, entrega a própria CORSAN, dizendo que esta não tem capacidade de investir. Mas como uma empresa Estatal, que tem lucros milionários, não tem condições de investir?

E mais, Eduardo Leite, durante a campanha eleitoral, havia prometido não privatizar a CORSAN. Não da mesmo pra confiar na palavra de privateiros ideológicos.

Mas por que Eduardo Leite esta fazendo isto agora, em Plena Pandemia?

Pra esconder a privataria atrás da pandemia? Mas a razão pode ser outra: A pressão do capital financeiro internacional para que Eduardo Leite ande mais rápido na entrega de nossa água.

A Água agora é commodities nas Bolsas de Valores do Mundo assim como o Soja e outros grãos, o Petróleo, o Aço, a carne, etc… E com os banqueiros e bilionários vendendo em dólar pra outros países, a gente sabe que por aqui faz falta na mesa de muita gente.

E curiosamente, ou nem tanto, na mesma semana em que pela primeira vez a água é comercializada na Bolsa de Valores, Eduardo Leite também encaminha a privatização dos 13 Maiores reservatórios de água do RS, as Hidrelétricas da CEEE.

Sim: Hidrelétrica tem a ver com geração de Energia. Mas tem a ver também com mega reservatórios de água. A água por aqui AINDA é um bem público. Mas se tudo der certo para a privataria comandada pro Eduardo Leite, logo a água será PRIVADA e já não será mais nossa, dos gaúchos.

Isto é muito grave. E bem mais grave do que pensa a maioria das pessoas que até são contra a privatização mas nem associam a venda da CEEE, das suas Hidrelétricas com a venda da CORSAN.

Guedes esta preparando o Brasil para ser uma colônia agro pastoril e extrativista. E Eduardo Leite é sócio de Guedes neste projeto. A água potável, da qual o Brasil tem a maior parte no mundo todo, é só mais uma commiditie a ser extraída.

Triste ver que uma elite que se diz nacional, aplaude tudo isto sem esboçar uma resistência sequer.

Com as nossas industrias indo embora e nossas fontes de energia e água nas mãos de capitalistas internacionais, onde a Classe média e nossa dita elite vão conseguir empregos para ter salários?

LEIA TAMBÉM AQUI NO BLOG OS ARTIGOS:

A Água vendida como Commodity em Bolsas de Valores e as Hidrelétricas da CEEE que o Leite quer vender

A Cidade que não tem água potável para o povo, mas produz muita Coca-cola que “custa o mesmo que a água”. É o preço da privatização!

Escondido pelas Sombras da pandemia, Governo do RS anuncia privatização de 13 hidrelétricas e reservatórios públicos de água

Engenheiros mostram que com CORSAN privatizada, muitos municípios e milhões de gaúchos podem ficar sem água

PODCAST: Leite na Contra mão do mundo: 70% dos gaúchos são contra privatização da CORSAN, BANRISUL E PROCERGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s