Agricultura/Meio Ambiente/Uncategorized

Abelhas !!! (Por Roberto Liebgott)

Polinizadoras do planeta, que não se cansam de carregar a vida em suas pernas, braços, antenas, asas e bocas.

Abelhas. Por Roberto Liebgott.Cimi Sul- Equipe Porto Alegre

Suas ações solidárias – ao meio ambiente – contribuem decisivamente para a preservação das matas nativas, sendo que 85% das plantas nas florestas são vocês que polinizam.

Há infindas flores, grãos, frutos, vegetações, das mais diversas, que se tornam geneticamente saudáveis, graças a contínua ação e presença de vocês.

E há quem não se importa com as exuberantes colmeias, a diversidade que representam nas múltiplas formas de constituição da natureza.

Há os que preferem o veneno do agro, a transgenia, o monocultivo sustentado por defensivos, fertilizantes químicos, pelos agrotóxicos contaminantes, que fazem tudo murchar, encolher, regredir e morrer.

Abelhas, vocês coabitam os espaços da insensatez, da crueldade e perversão humana, que opta pela “lucrativa” destrutiva ao invés da preservação cooperativa.

A insanidade humana submete vocês ao ambiente a ser programaticamente desabitado, sem outra opção, que não o fim de tudo e de todos.

Sem vocês abelhas, não o haverá um mundo natural, as árvores secarão, os bichos desaparecerão e toda relação com a terra será estéril.

Abelhas, vocês são submetidas ao processo de extinção acelerado, os venenos e a poluição às agridem – mortalmente – dia após dia e, apesar disso, as pessoas, em geral, não sentem, não sabem, não percebem.

Não compreendem como é que vocês, pequenos insetos voadores, têm tamanha capacidade e potencialidades de gestar, fazer nascer e manter Viva a Vida no planeta.

Porto Alegre, RS, 20 de dezembro de 2022.

Um pensamento sobre “Abelhas !!! (Por Roberto Liebgott)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s