Em entrevista com o Canal Cannabis e Saúde, O Senador Paulo Paim fala do sobre a Cannabis e o PL 89, de acesso a Produtos a base de Cannabis Via SUS, de sua autoria. Para o político gaúcho, o Projeto de Lei deve seguir para a Comissão dos Direitos Humanos e não é impossível que seja aprovado ainda em 2023.
Conversamos com exclusividade com o senador Paulo Paim (PT), autor do Projeto de Lei 89 que Institui a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides, incluindo o THC, tetrahidrocanabinol, nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Segundo o senador Paim, não é impossível que o PL seja aprovado ainda em 2023 no Brasil, ampliando assim o acesso aos produtos de Cannabis. Para ele, de certa forma, o acesso à Cannabis só é possível a brasileiros com poder econômico. E é esta realidade que ele pretender transformar. Além disso, o senador afirmou que usaria Cannabis se tivesse recomendação médica. E que o presidente Lula é “simpático” à pauta.
Veja a entrevista
Selecionamos abaixo seis pontos de destaque da entrevista com o senador Paulo Paim sobre o PL 89:
1. Pressão para aprovação em 2023 e o SUS como grande articulador
“Com certeza vamos pressionar o congresso para a aprovação. O PL 89 provavelmente vai para a Comissão dos Direitos Humanos, que tudo indica que irei assumir como presidente desta Comissão. E uma das políticas será esta: o uso da Cannabis para fins medicinais. O SUS será o grande articulador desse projeto”, afirmou.
2. E o presidente Lula?
“Ainda não falei diretamente sobre o tema, mas entendo que o Lula é simpático à causa. Este projeto se junta a outros projetos que temos que aprovar nas duas casas. No Brasil é o Poder Judiciário que vem suprindo esta necessidade. Temos o apoio do judiciário e esperamos que o congresso vote a matéria com a rapidez necessária”.
3. Senador Paim reconheceu os avanços em relação à Cannabis devido ao trabalho da Anvisa
“A própria Anvisa vem avançando, já liberou a importação de produtos à base de Cannabis. Então tem que liberar internamente também. A maior reclamação é em relação ao acesso à Cannabis. Os mais vulneráveis não têm acesso. Pretendemos agora suscitar debates para não deixar dúvidas sobre a importância da Cannabis. O objetivo é produzir no Brasil os remédios à base de Cannabis e com preço simbólico, se não for gratuito. Entraria na lista de remédios contínuos”.
4. Não falar de cultivo foi uma tática do PL 89 para avançar
Uma regulamentação sobre o cultivo da planta no Brasil é um tema polêmico. Justamente por esta questão o senador optou como estratégia não incluir nenhum ponto sobre cultivo no PL 89:
“Ele não fala no cultivo. E foi uma tática correta, até discutir toda a regulamentação não iríamos terminar nunca. Queremos que os remédios estejam à disposição de forma gratuita via SUS”.
5. A importância da opinião pública sobre o tema
“Pessoas querem debater sobre a Cannabis, ninguém está contra. E todos querem participar. Ontem recebi dois especialistas de São Paulo que se colocaram à disposição para ajudar”.
6. Expectativa é aprovar o PL em 2023
“Espero aprovar este ano a questão. Não dá para esperar. A pressão popular é importante. As pessoas devem falar sobre o assunto. A comunicação ajuda”, finalizou o senador.
Participe da consulta pública do PL 89: Cannabis via SUS
Além da apresentação do Projeto de Lei 89 também foi aberta uma consulta pública sobre a proposta que deve ampliar o acesso a produtos à base de Cannabis a brasileiros.
Para acessar a consulta pública do senador Paulo Paim clique aqui.

Bom dia!
Estou usando cannabis, com indicação para alívio de dor, estou com dificuldade de adquirir pelo preço. Que esse projeto PL 89 seja aprovado pelo bem de tantos brasileiros e brasileiras. Gratidão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho certeza que será aprovado. E vamos avançando também para que haja a liberação do plantio e produção aqui no Brasil. Isto reduzirá os preços e gerara muitos empregos mais.
CurtirCurtir