Uncategorized

O que o #BlogProgRS tem a ver com a “revolução do jasmim”

Já ouvi muita gente falar da tal “Revolução Tecnológica”. Já ví gente falando que as novas tecnologias são instrumentos da revolução. Já ví gente falando que as recentes revoluções no mundo árabe são fruto do FaceBook, do Twitter e das redes sociais. Não acredito nisto. Acredito sim, que a revolução acontece quando o velho já não serve mais ao ser humano. E a “ordem mundial” vigente esta velha.  Há 22 anos ruiu o muro de Berlim. Sucumbia alí uma parte da velha ordem mundial criada no pós 2ª guerra mundial.  O império soviético, com seus acertos e erros, mas pautado pela política da “opinião única” do partido ruiu como um castelo de cartas. O capitalismo, do qual o império americano é o maior propagador, passou a se achar como nova opinião única. Houve até quem vaticinou o fim da história e a construção de um mundo perfeito onde só os humanos “competentes” sobreviveriam. A “opinião única” continuou sendo o motor da história para esta gente que não enxerga a diferença, mas que quer a igualdade da competição para quem possa competir. Os demais, por seleção, seriam eliminados, seja pela exclusão pura e simples, seja pela desconstituição das opiniões diferentes, que não compactussem com a opinião única do”Big Brother” dirigente que tão bem nos foi apresentado por George Orwell. Mas a revolução tecnológica criou também os instrumentos que permitem a anunciação “na hora”, “on line”, do diferente. E o ser humano é diferente. Por criador que é, das engenhocas de todo tipo que melhoram sua vida no dia a dia, não poderia se submeter a um Status de igualdade determinado por uma única opinião. A tecnologia possibilitou o surgimento da internet, dos blogues, das redes sociais, enfim, o espaço para a expressão de todas as diferenças. Pela mesma rede que nos informa, aprendemos que somos diferentes. Pela rede também descobrimos que o que úne o ser humano não é a igualdade forjada por quem se pretende mais igual do que outro, mas sim a diferença primordial que faz de cada indívíduo um diferencial na raça. Vamos aos poucos descobrindo que buscamos a liberdade como instrumento para que possamos exercer a nossa diferença. Participei do #BlogProgRS – Encontro de Blogueiros e tuiteiros do Rio grande do Sul. Ele é preparatório ao 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Como me orgulho de ter estado alí, junto com todos os demais companheiros que participaram. Acredito que este encontro e todos os demais, são embriões de um novo processo de organização da sociedade, que requer não mais a verticalidade burocratica da velha ordem, mas a horizontalidade necessária para enxergar, ouvir e atender as diferenças. Talvez

Marco Wessheimer, Vinicius Wu, eu e a Claudia Cardoso em uma das mesas do #BlogProgRS

estejamos construindo uma sociedade que de fato cumpra o ditado “de cada um de acordo com as suas possibilidades e a cada um de acordo com as suas necessidades. Uauuu! Parece que estamos fazendo uma revolução.  Aliás, não custa lembrar: “A sociadade futura, esta sempre contida em germem na sociedade anterior”. A velha ordem balançou no mundo árabe. Lá não será mais como antes depois da Revolução do Jasmim. Agora estremece a velha ordem no mundo europeu, mostrando a todos que a velha hierarquia burocrática dos partidos carcomidos pela mesma ordem já não serve mais aos que se descobriram tão diferentemente iguais ou igualmente diferentes. O povo esta nas ruas do mundo. E o império, defende a velha ordem sob o tacão da força militar assassina que aniquila os diferentes, sustentando uma paz igualitária que só o é para eles mesmos e para os diferentes é a paz dos cemitérios daq fome, das guerras, da exclusão… Acho sinceramente que a gente que participou do #BlogProgRS plantou uma semente revolucionária. Que se plantem muitas sementes assim pelo Brasil e pelo mundo. Estou feliz de estar participando deste processo. Contiuo junto, mudando o Brasil e o mundo, assim como há 31 anos atrás, quando participei da fundação do PT, da construção da CUT, da eleição do 1º trabalhador Presidente da República, da 1ª mulher Presidenta da República, do #BlogProgRS…Afinal, a “Revolução é Permanente”.

Quer ver mais fotos do #BlogProgRS e da #PIGParade que aconteceu logo depois do encontro? Clica aqui!!

Lê também a percepção da Cris Rodrigues do Blog Somos Andando, escrito logo após a #PIGParade e o #BlogProgRS


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

5 pensamentos sobre “O que o #BlogProgRS tem a ver com a “revolução do jasmim”

  1. Uma ótima análise Luiz Müller. Realmente, foi um encontro muito proveitoso, que parece ter deixado uma contribuição muito importante para essa sementinha de revolução benigna, inclusiva e pacificadora de uma mundo melhor para todos.
    abs

    Curtir

    • É isto aí Heverton

      A Revolução não é o ato isolado de meia dúzia. É o processo que a sociedade constrói e marca indelevelmente cada passo da história da humanidade. Muito obrigado a ti pela participação. Juntos nós plantamos as sementes do futuro.

      Curtir

  2. Ainda não vejo o pvo muito nas ruas aqui no Brasil. Indignação tem-se muito, mas manifestação pública têm-se de menos. O caso dos sindicalistas mortos na região da Amazônia que o diga. O caso da votação do novo código florestal também. A pressão tem de vir das ruas. A internet está fazendo a mudança, claro, mas espero que aqui possamos, através da internet, promover muitas manifestações públicas contra tantos descalabros.

    Curtir

    • Rejane

      O povo brasileiro sofreu muito em mais de 500 anos de exploração e expoliação. As condições econômicas de parcela significativa da sociedade melhoraram muito nos 8 anos do Governo Lula e vão continuar melhorando no Governo Dilma. Numa situação assim, onde os objetos do desejo podem ser adquiridos na sociedade de consumo, algumas coisas parecem menores. Foi assim na Europa, que hoje se levanta contra a velha ordem. O problema é que quem deveria elaborar a nova ordem, os partidos de esquerda, sucumbiram diante do poder do capital internacional. A revolução acontece, derruba governos, mas os sinais da Espanha são claros: o PSOE sofre a maior derrota de sua história mas em seu lugar se levanta de novo um partido que se projetou alicerçado em velhos preconceitos que voltam com toda a força pela crise econômica que vive a Europa. Vamosa lá. O nosso papel é este mesmo, de usar este instrumento que é a internet, para continuar a dizer às pessoas que o mundo não é o que a grande mídia propala, de uma falsa igualdade possível, mas o da diferença, que precisa ser reconhecida em cada ser humano para que todos possamos construir juntos a felicidade de todos.

      Curtir

  3. Pingback: O que o #BlogProgRS tem a ver com a “revolução do jasmim” - #BlogProgRS

Deixe um comentário