Aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), o lançamento das vagas em cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada. No Rio Grande do Sul esta modalidade de cursos está sob a coordenação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), que tem como titular o secretário Luís Augusto Lara, e, nesta primeira etapa, irá beneficiar 129 municípios.No evento, que aconteceu na Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá, em Porto Alegre, o secretário Lara destacou a determinação do governador Tarso Genro em promover a ampliação das oportunidades de qualificação profissional no Estado. “Por meio de um esforço coletivo entre as federações empresariais, centrais sindicais, municípios e demais órgãos do governo, conseguimos elaborar um grande mapa estratégico das demandas de mão de obra qualificada, que faz parte do Plano Estadual de Qualificação Profissional, dentro do Pacto Gaúcho pela Educação. Agora, vamos ser o elo entre os que mais precisam e quem tem a oportunidade a oferecer, pois são mais de 60 mil vagas de qualificação apenas neste ano”, afirmou.
Em sua fala, o governador do Estado, Tarso Genro, destacou que o Rio Grande do Sul está mudando e de maneira acelerada. “Antes, não havia a articulação entre os diversos setores para estabelecer as bases de sustentabilidade para um projeto de desenvolvimento. Para conseguir emprego tem que ter formação. Dando qualidade para que a mão de obra atenda aos requisitos, além de não permitir que as mulheres sejam levadas ao subemprego”, esclareceu. O presidente do Sistema Fiergs, Heitor Müller, apontou que “iniciamos uma importante etapa na história do desenvolvimento do setor industrial e que o momento é de superar desafios e promover a capacitação das pessoas”.
Com o andamento das pactuações, o número de municípios beneficiados pelos cursos poderá ser alterado. As pré-matrículas já estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Secretarias Municipais de Assistência Social, sendo que a prioridade das vagas é para o público que faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Participaram do lançamento das vagas, secretários de Estado, o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, representantes do SENAC e SENAI, entidades responsáveis pela execução dos cursos, autoridades e convidados, além da moradora de Canoas e representante dos beneficiários do Cadastro Único, Vera Lúcia de Souza, que realizou a assinatura da primeira pré-matrícula nos cursos.
Com Informações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Pingback: PRONATEC/ BRASIL SEM MISÉRIA: Cursos do Pronatec irão … | Info Brasil
Boa noite tenho 30 anos e no momento estou sem emprego e se m condições de pagar um curso técnico tenho interesse no tec em administração ligado ao mundo empresarial e comercial serviços tem requisitos é para todo mundo ou tem limite de idade tem a modalidade EAD. como faço?aguardo contato em breve
CurtirCurtir
Charlene
O PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA é constituído de cursos FIC – Formação Inicial e Continuada, que no geral tem curta duração e são dirigidos a pessoas que não tem muita escolaridade. Tem a duração média de 200 horas. O PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA, tem por alvo o público inscrito no Cadastro Único das Políticas sociais do Govenro Federal, prioritariamente aqueles beneficiários de programas de tranferência de renda e tem o papel de promover a inclusão produtiva destas pessoas. As inscrições são feitas nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social dos municípios. No entanto, o PRONATEC tem outras modalidades. E uma delas é a dirigida aos alunos do nível médio, que estejam cursando ou que já o tenham concluído. são cursos técnicos, com carga hoorária de 800 a 1600 horas. Neste caso, tens que procurar as escolas estaduais, pois é da Secretaria da Educação a prerrogativa da inscrição para estes cursos técnicos.
CurtirCurtir