Uncategorized

Palavra de ordem do protesto dos médicos ‘Somos ricos, somos cultos…”

‘Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos’. Este foi o grito de guerra de um grupo de médicos que protestou nesta terça (30/07) em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, conforme noticiou o jornal ‘O Globo’.

Sem dúvida esta não é uma palavra de ordem que segue alguma orientação geral dos sindicatos médicos que estão organizando uma série de protestos e greves contra o governo Dilma. Eles não são burros a este ponto, sabem que, em alguma medida, é importante contar com algum apoio junto a sociedade para suas reivindicações.

No entanto, esta talvez seja a palavra de ordem mais sincera já dita pelos médicos nestes atos. Boa parte da resistência da categoria as medidas anunciadas pelo governo, como o programa “Mais Médicos”, ocorre por esta visão elitista que os médicos tem sobre si.

Para estes, não importa a situação da população carente que precisa de médico, não interessa que se amplie e democratize o acesso a saúde. Para estes importa, acima de tudo, é manter o “status” de classe privilegiada em um país que ostenta profundas desigualdades.

O Brasil precisa de médicos que gostem de gente, de povo.  Mudar esta postura elitista, modificar este padrão excludente que se perpetua no país é uma tarefa árdua e que não se dará sem resistências.

Pescado do Aldeia Gaulesa

Esta atitude dos médicos brasileiros é completamente diferente da atitude dos médicos e da medicina cubana. Vê aqui neste link https://luizmullerpt.wordpress.com/2013/07/31/medicina-cubana-ensina-a-atender-o-povo-com-qualidade-e-humanismo/

3 pensamentos sobre “Palavra de ordem do protesto dos médicos ‘Somos ricos, somos cultos…”

  1. Pingback: Palavra de ordem do protesto dos médicos ‘Somos ricos, somos cultos…” | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Quero me parabenizar com o espírito corporativo da classe médica do Brasil e adendar aos seus gritos de guerra o seguinte: ” SOMOS BRANCOS, SOMOS RICOS, SOMOS CULTOS, FORA OS IMBECIS CORRUPTOS” São poucas classes de afortunados, de bafejados pela sorte que fogem à hipocrisia vigente no País e expõem, com clareza, sua ojeriza, seu asco, seu desrespeito com, os pobres, os marginalizados, os excluídos. A classe médica brasileira é muito corajosa ao expor de forma tão explícita seu menosprezo para com os assalariados que pagam seus cursos de graduação e especialização nas universidades. É do meu, do teu, do nosso salário que saem as verbas para construção das universidades, pagamentos dos professores etc.. Os filhos dos abastados se formam com o sacrifício das nossas famílias e nos retribuem negado seus serviços e nos afrontado com suas palavras de ordem: SOMOS RICOS, SOMOS CULTOS, FORA OS IMBECIS CORRUPTOS”. Um exemplo a ser seguindo pelas classes que nos exploram, e se locupletam com a desgraça, fome e miséria do povo brasileiro. Façam como a classe Médica do Brasil e digam: SOMOS BRANCOS; SOMOS RICOS, SOMOS CULTOS E COMO É BOM VIVER NUM PAÍS CORRUPTO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s