
Leonardo Boff deu uma aula pública no Parque da Redenção, nesta tarde fria de sábado – 04/07, no inverno gaúcho. Falou sobre democracia, direitos humanos e a responsabilidade que temos entre nós e com a terra, que ele chama de mãe.
As pessoas chegaram com suas cuias de mate, cadeiras de praia ou mantas para o chão. Chegaram com suas bandeiras e símbolos, com suas idéias e sonhos, suas denúncias e dores, mas sobretudo com um traço de utopia que permanece vivo em quem comparece ao parque para um momento como este, pois não se dobra ao frio, e muito menos à turbulência da conjuntura.
São tempos difíceis, diz Boff. Ele afirma que a elite brasileira nunca ultrapassou a lógica da casa grande e senzala. Ele acusa os que sempre foram donos, mesmo que ñ legítimos: da terra, de gente escravizada, do dinheiro, do poder, da comunicação – de agirem contra a liberdade e a humanidade. Não toleram a democracia, por isso agem como golpistas.
Leonardo que teve a coragem de defender a igreja para os pobres, hoje tem a coragem de enfrentar os fundamentalismos de toda ordem, inclusive religiosos. Ele ecoa as palavras renovadoras de Francisco, o Papa.
No Brasil, é hora de plantarmos momentos de paz e estarmos atentos contra todas as formas de intolerância, inclusive política. Os que criminalizam a juventude, os que nos desrespeitam por nossas convicçoes de esquerda, os que atacam as pessoas com atos racistas, homofóbicos, machistas, os que agridem a Presidenta da Republica… Todos estes são nascidos no mesmo campo ideológico da direita.
Neste país, para mantermos a unidade de uma nação e o espírito democrático vivo, você, eu, todos nós vamos precisar ter um lado, o lado de Leonardo. Mais do que nunca em nossas vidas, onde quiserem medo, sejamos paixão.
Sobre a violência que esta nas grandes mídias, nas ruas e nas redes, lê também aqui no Blog os artigos dos links abaixo:
A Onda: As serpentes da segunda noite estão nas ruas
Ataques racistas a Maju Coutinho são culpa da Globo
Pablo Villaça: caso Maju está ligado a ‘crescimento de atmosfera fascista capitaneada pela neodireita’
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
Pingback: A intolerância fascista patrocinada pela mídia começa a ser denunciada de forma mais contundente | Luizmuller's Blog