juventude

Essa Juventude!!! (Por Selvino Heck)

jovens

Essa juventude que está sendo covardemente assassinada, em Alvorada, RS, ou em Mogi das Cruzes, SP, no caso com fortes suspeitas/indícios de serem policiais militares os autores do bárbaro crime, tantos jovens assassinados só por serem jovens, pretos, pobres ou mulheres.

Essa juventude que volta a enfrentar o fantasma do desemprego – taxa de desocupação de 26,5% dos jovens entre 14 e 24 anos, segundo o IPEA – e daí falta de perspectiva e de futuro.

Essa juventude de coragem que não se entrega e ocupa escolas e Universidades, mesmo ante as ameaças e a repressão do governo golpista.

Essa juventude que se organiza, vai pra rua, luta por direitos e democracia, e mostra aos pais, aos professores, aos governos e à sociedade que sabe o que quer.

Essa juventude que, lá atrás, segundo “informe CONFIDENCIAL do Departamento Central de Informações, Administração Superior, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (estou, grifo meu, fazendo a transcrição literal dos informes): Assunto: MOVIMENTO ESTUDANTIL – dia 23 de AGO 77, DEPOIMENTOS DE DETIDOS. Origem: DCI, SSP/RS Difusão: E2/III Ex. – APA/SNI – SR/DPF/RS – A2/V COMAR – PM2 ADM/RS. Anexo: CÓPIAS XEROX DE DECLARAÇÕES E DE DOCUMENTOS DE IDENTIDADE. Informação: Número 12 – 1952/77 DCI/SSP/RS. 1. No dia 23 AGO 77, ocorreu na Universidade Federal do RGS uma manifestação pública contestatória denominada “DIA NACIONAL DE LUTA”, promovida pelo COMITÊ PRIMEIRO DE MAIO – SETOR SUL 2. Os estudantes e não estudantes, abaixo relacionados, foram detidos e conduzidos ao DOPS, por ocasião da manifestação estudantil do dia 23/08/77, os quais, face deliberação superior, foram imediatamente liberados. (Seguem duas listas de nomes, a primeira com 21 nomes, entre os quais: 1) MÁRCIA PINTO CAMARGO   19) TARSON NUNES (menor) 20) MARIA JANICE ALVES DA SILVA (menor) 21) SELVINO HECK – Obs.: Este foi apresentado ao DOPS no dia 24/08/77 e, segundo os Policiais Militares, o nominado discursou durante as manifestações no dia 23/08/77. E uma segunda lista de 28 nomes, entre os quais: 1) RICARDO ANAIR BARBOSA DE LIMA 13) NORMA CENTENO RODRIGUES 28) ROBERTO NETO OSORIO. 4. O assunto continua em processamento.”

Essa juventude que nos anos 1970 lutava por liberdade de organização e expressão, de não ser tirada das manifestações na rua para ser levada ao DOPS e fichada, e vez que outra não voltava para casa ou para a Faculdade, lutava por Diretas-Já, por democracia, por liberdade.

Essa juventude que naqueles idos tempos fazia formação sem parar no CETA (Centro de Treinamento para a Ação), na casa dos Maristas em Viamão, no COM (Centro de Orientação Missionária) de Caxias do Sul, no CAJO (Curso de Assessores de Jovens) do IPJ (Instituto de Pastoral da Juventude) dos jesuítas,  e que foi morar em comunidades em bairros populares na Lomba do Pinheiro, Cachoeirinha, Canoas e outros lugares, e que se engajou nas CEBs (Comunidades de Eclesiais de Base) e pastorais – Juventude, da Terra, Operária, no CIMI (Conselho Indigenista Missionário), e logo mais adiante foi construir a ANAMPOS (Articulação Nacional dos Movimentos Populares e  Sindicais), Centrais Sindicais como a CUT, o sindicalismo combativo e as Oposições Sindicais, partidos de esquerda como o PT, movimentos como o MST, ONGs como o CAMP (Centro de Assessoria Multiprofissional), e outros tantos instrumentos de luta, formação e organização.

Essa juventude da rebeldia e da organização popular de então sobreviveu para contar a história hoje, em 2016, e dizer `continuem em frente`.

Essa juventude que, nos idos de 1977, era conduzida pela Polícia Militar ao DOPS para ser fichada, hoje, 2016, deve ter seus nomes de ocupantes de escolas, Institutos Federais e Universidades registrados pelos Reitores e Diretores, para serem devidamente `reconhecidos` e eventualmente punidos e responsabilizados.

Essa juventude de hoje que está na UNE, na UBES, no Levante da Juventude, nos movimentos sociais urbanos e rurais, nas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e não se rende à barbárie, à violência e aos golpes e medidas autoritárias de governos antidemocráticos.

Essa juventude de hoje sem medo, que luta por educação de qualidade, democracia, direitos e políticas públicas com participação popular.

Essa juventude de sempre, que não foi derrotada pela ditadura, e não será derrotada por nenhum governo golpista.

Essa juventude que acredita na utopia de um mundo de igualdade, de justiça, de solidariedade, sem preconceitos e sem discriminação.

Essa juventude que não se entrega nunca, nem ontem, nem hoje, nem amanhã.

Selvino Heck

Deputado estadual constituinte do Rio Grande do Sul (1987-1990)

Em onze de novembro de dois mil e dezesseis

2 pensamentos sobre “Essa Juventude!!! (Por Selvino Heck)

  1. The New York Times’ diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/11/the-new-york-times-diz-que-a-globo-e-a-tv-que-ilude-o-brasil/

    “…AINDA NÃO ATINGIU VOCÊS, NÉ NÃO?
    É O QUE VOCÊ PENSA, TONTÃO!
    ESQUENTA NÃO, SEU DIA CHEGARÁ. MUITO ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA, BEM ANTES DO QUE VOCÊ PENSA. DE UM LADO OU DE OUTRO! …”

    “E o povo ainda se distrai. E o povo ainda se destrói!
    Todos rirem, esperando o natal!

    Que todos se fodam!!

    É MERDA PRA TODO LADO! SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM VERGONHA ALGUMA

  2. Pingback: Essa Juventude!!! (Por Selvino Heck) | Luíz Müller Blog | METAMORFASE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s