Educação/Mundo/SAÚDE

Fidel Castro e a Revolução deram educação e saúde ao povo cubano

fidel-castroNúmeros que mostram o que nenhum discurso e nenhuma propaganda capitalista podem esconder. A Revolução fez bem ao povo cubano, por isto o povo da pequena ilha tem a melhor educação e a melhor saúde do mundo. Veja alguns dados da OMS e da UNESCO.

Saúde

Mortalidade Infantil (mortos por 1000 nascidos)

5,82 / 1º na América Latina, 23º no mundo

O avanço de Cuba foi enorme – redução de 82% na taxa de mortalidade.

Médicos e dentistas (para cada 100 mil habitantes)
680 / 1º lugar na América Latina

Nos últimos 50 anos, o país multiplicou por 5 o número de profissionais de saúde.

Consumo de calorias (per capita/diário)
2 291 / 11º da América Latina

Educação

Alfabetizados (em % da população)

99,8% / 1º lugar na América Latina

Cuba é o país com maior índice de alfabetização do continente. O ensino é gratuito até o nível superior.

Investimento na educação (em % do PIB)
– 10% / 1º na América Latina

Anos na escola (em média)

20,5 / 1º na América Latina

A escola é obrigatória por 9 anos, mas os cubanos passam muito mais do que isso estudando. Eles tiram notas bem mais altas em exames internacionais que os estudantes de outros países latino-americanos.

FONTES: OMS, Unesco.

8 pensamentos sobre “Fidel Castro e a Revolução deram educação e saúde ao povo cubano

  1. Não quero tirar o mérito do que foi feito em parte em Cuba, está bem que tenham bons médicos,ótimas escolas, etc. Mas tudo isso falha quando o povo não tem a liberdade de ir e vir do seu próprio País, ser um “preso” dentro do seu próprio país tira o crédito de qualquer benefício que o governo queira me dar.

    Curtir

    • Marta

      Aí tu tens a “liberdade” que temos no Brasil, mas milhões passam fome e com a recente desorganização das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança, trabalho… atravéz de uma visão mercantilista do Estado, isto só vai piorar. Que liberdade é esta. E não vale dizer que “todos tem os mesmos direitos” por aqui, por que não tem. Só diz isto quem tem boas condições de vida.

      Curtir

  2. Porque o Sr. Não se muda para cuba ? terás a educação e saúde que acha justa para O Sr. e família !

    O Brasil de fato enfrentou e enfrenta crises proveniente de má gestão e falta de educação, mas nada parecido com Cuba onde tem-se ideologia do socialismo ou comunismo estás são visões ultrapassadas, basta olhar para Cuba! Veja o retrocesso!

    A resistência de Fidel só trouxe para sua pátria miséria, onde o governo doa para sua população 1000 calorias por dia de alimento algo equivalente a um pão !

    Slogan “O ícone Latino-americano e símbolo da revolução da resistência ao EUA”.

    Breve analogia, esta com filho e esposa no carro, um assaltante coloca uma arma contra sua família e diz para entrega-lhe o carro, e você resiste e ele mata sua família,

    Parabéns você reagiu, pensou com as tripas e não com o cérebro, más tu és forte valente, só que para mostrar isto para o bandido e população sacrificou sua família.

    Parabéns !

    Curtir

    • Melhores índices de saúde, educação de toda a América latina. Não há moradores de rua e não há desemprego. Aliás, também não há assaltantes nas ruas para roubar ninguém, por que não há necessidade de ninguém roubar. E quanto as drogas, tu já ouviste falar de drogaditos e traficantes em Cuba? Tem que desenhar? E tu estás vendo o povo em massa nas duas homenageando Fidel .Tu achas que as massas homenageariam alguém que não gostem muito?

      Curtir

      • Caro senhor Luiz Muller , uma pergunta sincera e não retórica; Você já esteve em Cuba , Russia e Coréia? E acredito que não tenha respondido à pergunta anterior; porque não se muda para lá? Muitas pessoas tentam imigrar para os EUA, mas porque os socialistas latinoamericanos não fogem para Cuba? Embargo econômico? Qual país da antiga união soviética era auto-suficiente?Conseguiram redistribuição de riqueza com felicidade? Em relação as drogas , naturalmente que o “paredon” não perdoa. E porque os irmãos Castro permitiam a utilização de Cuba como rota de drogas para os EUA? Os capitalistas podem consumir drogas enquanto seus compatriotas não? Ou voce vainegar os indicios totais do convenio Cuba-cartel de medelin? Eu conheço os hospitais de Cuba de perto, sim aqueles que os turistas não visitam, fora do centro. Conheço o desespero dos medicos cubanos que ganham um salario absurdo e nçao tem nem sabonetes e papel higienico em casa. Tive também o privilégi de cinhecer russos , estonianos e coreanos além das africanas Moçambique e Angola dentre outras nações assoladas pelas” revoluções”. Com certeza que o “capetalismo” não é a melhor solução do mundo mas talvez por causa do caído espirito humano , sim seja a unica “viável” onde a “pseudo-democracia” ocorra, mas pelos menos se tem a liberdade de dizê-lo ou tentá-lo dizer. https://www.youtube.com/watch?v=vJ80YjcxK7U apenas um dos milhares de exemplos mas é claro que na literatura socialista voce não acha este tipo de critica, Aliás você conhece aguma auto-critica socialista?

        Curtir

      • Caro Wilson O que tem Cuba a ver com a Coréia e com a Rússia? Ouviste falar que a União Soviética acabou em 1989? Se conheço Cuba? Conheço muito bem. E não só como turista. Já tu, dizes que conheces, mas não dás nenhuma demonstração disto. O que demonstras, é que fazes um control C – Control V de páginas financiadas pela NSA e que proliferam por aqui.Leia para além do que te impingem, e verás que o mundo é muito mais plural do que imaginas. Faço voto para que no ano novo que vem, retires tuas viseiras e amplies o teu espectro de visão. Quem te disse que sou “socialista”? Eu sou petista! E se em algum momento tivesses pelo menos lido o Programa do PT, verias que ele não tem nada de socialista, como no entanto eu acho que deveria ter. Abre teus olhos. Em 1933, na grande Alemanha, milhões fecharam os olhos e se deixaram conduzir por uma máquina publicitária que repetia milhares de vezes a mesma mentira, a tal ponto que ela parecia mesmo a verdade para as pessoas de senso comum. Acorda homem. O tempo esta encurtando e a serpente do fascismo avança avassaladoramente sobre corações e mentes dos brasileiros crédulos na grande mídia ou crédulos na estranha “teologia da prosperidade”, criada no coração do império e distribuída pelo mundo por falsos profetas cristãos.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s