Uncategorized

SINDJORS, CUT-RS e entidades promovem Seminário Comunicação, Democracia e Resistência

SINDJORS, CUT-RS e entidades promovem Seminário Comunicação, Democracia e Resistência

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), a CUT-RS, a Fetrafi-RS, o  Sinpro-RS e a Federação dos Metalúrgicos do RS promovem, nos dias 1º e 2 de dezembro, o Seminário Estadual Comunicação, Democracia e Resistência, no auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820), no centro de Porto Alegre. O encontro se destina a profissionais de imprensa e dirigentes sindicais, preferencialmente os responsáveis pelas secretarias de comunicação de sindicatos e federações.

 

A iniciativa tem por finalidade aprofundar o debate de vários temas importantes para melhorar a comunicação sindical. O evento terá mesas temáticas e oficinas, com a participação de jornalistas, blogueiros, cientista político, radialistas, pesquisadores e ativistas digitais, como Emir Sader, Juremir Machado da Silva, Moisés Mendes, Celso Schroeder, Renata Mieli, Paulo Salvador, Roni Barbosa, Vera Gasparetto, Guilherme Oliveira, Luiz Damasceno, Ediane Oliveira, Beatriz Fagundes, Carmen Crochemore e Lúcio Uberdan.

 

Haverá também no primeiro dia, às 19h, um painel aberto ao público no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com o jornalista e ex-ministro do governo Lula, Franklin Martins. Ele comandou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e elaborou uma proposta de regulação da mídia, a partir da sistematização dos trabalhos da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009.

 

“Com toda a certeza, será um seminário que contribuirá, e muito, para que possamos avançar na comunicação dos trabalhadores e na luta incansável pela democratização da mídia”, aponta o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

 

Além da comissão organizadora, há 11 entidades parceiras, dentre federações e sindicatos estaduais. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Comunicação da CUT e da Escola Sul da CUT.

 

Inscrições abertas

 

As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Envie e-mail parafetrafirs@fetrafirs.org.br informando nome, entidade, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Além disso, deve ser feita a escolha de uma das três oficinas que serão realizadas no mesmo horário:

 

– Mídias sociais e formação de redes;

– Rádio comunitária e vídeo independente;

– Mulher, mídia e poder.

 

Veja a programação completa:

 

1º de dezembro – Quinta-feira

 

8h15 – Início do credenciamento

9h – Abertura do evento com a participação na mesa das entidades parceiras na promoção e organização.

10h – Mesa temática de abertura com o sociólogo Emir Sader: O Brasil e a Comunicação que queremos.

12h – Intervalo para almoço.

14h – Oficina sobre Mídias Sociais e formação de redes – ativista digital Lúcio Uberdan e jornalista Luiz Damasceno (colaborador da Mídia Ninja).

14h – Oficina sobre Rádio comunitária e vídeo independente – jornalistas Ediane Oliveira (RádioCom de Pelotas) e Guilherme Oliveira (Correria/TVT).

14 h – Oficina sobre Mulher, mídia e poder – jornalista Vera Gasparetto, da Escola Sul da CUT, e radialista Beatriz Fagundes (Manawa – Rádio Web).

16h – Intervalo para cafezinho

16h30 – Mesa temática Política e Comunicação com os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes.

18h30 – Deslocamento para a Assembleia Legislativa.

19h – Painel aberto ao público com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins sobre o tema: Comunicação, Democracia e Resistência, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

 

2 de dezembro – Sexta-feira

 

9h – Mesa temática Democratização da Comunicação com os jornalistas Celso Schroeder (diretor da FENAJ) e Renata Miele (coordenadora do FNDC).

10h30 – Intervalo para cafezinho.

11h – Mesa temática Mídia Alternativa e ativismo digital com Carmen Crochemore (Sul21) e jornalista Paulo Salvador (Rede Brasil Atual/TVT).

12h30 – Intervalo para almoço.

14h – Mesa temática Desafios da Comunicação Sindical com o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa, o secretário de Comunicação da CUT/RS, Ademir Wiederkehr, representantes do SindBancários, Sinpro/RS e outros sindicatos.

16h30 – Encerramento.

 

Organização

 

Central Única dos Trabalhadores do RS

Fetrafi-RS

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

Sinpro-RS

Federação dos Metalúrgicos do RS

 

Parcerias (já confirmadas)

 

Fetee-Sul

Federação dos Trabalhadores na Alimentação

Federação Democrática dos Sapateiros

Fetraf-RS

Cpers Sindicato

Sindicato dos Radialistas do RS

Sindsepe-RS

Semapi-RS

Sindipetro-RS

SindiVigilantes do Sul

Escola Sul da CUT

Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

 

Fonte: CUT-RS

blog

O Luiz Müller Blog precisa do seu apoio para continuar existindo e publicando nas redes . Clique Aqui e Saiba Como apoiar o Blog:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s