Uncategorized

Efeito Lava Jato: EUA assumem controle da Embraer sem pagar nada

Escrito por  no O CAFEZINHO

amx_embraer_25-960x640

AMX – Avião de combate fabricado pela EMBRAER

Confira a notícia abaixo. Ela é boa para os coxinhas que defendem a privatização da Petrobrás achando que, assim, não haverá corrupção.

A Embraer foi privatizada há muitos anos e está sendo acusada, nos EUA, de corrupção. Coisa bem pesada.

Mas até aí tudo bem. A empresa foi acusada de corrupção e tenta hoje se corrigir.

O bizarro é a solução encontrada.

A empresa, outrora uma orgulhosa estatal brasileira, a partir de agora será vigiada, por dentro, por um executivo de um escritório de advocacia norte-americano.

O Estadão fala ainda que Petrobras e Braskem “se espelham” no modelo da Embraer.

Os EUA, que fazem as guerras mais corruptas do mundo, nas quais matam milhões de pessoas, destroem toda a infra-estrutura dos países, apenas para que suas empreiteiras e outras empresas possam arrancar, do contribuinte americano, algumas centenas de bilhões de dólares para a reconstrução, ensinarão às empresas brasileiras como se manter longe da corrupção…

EUA, o país mais corrupto do mundo, é o novo guardião anticorrupção das empresas brasileiras.

Naturalmente, esse monitoramento implica interferência nos negócios e prejuízo à soberania da empresa e do país.

É importante observar que a Embraer representa a ponta mais avançada da indústria brasileira. Através de fartos financiamentos do BNDES e outras linhas públicas, a Embraer conseguiu se firmar como uma das maiores exportadoras mundiais de aviões de pequeno e médio porte.

Apesar de privada, a Embraer é um patrimônio nacional, assim como é a Petrobrás, assim como era Odebrecht. E agora será “vigiada” de dentro por americanos.

Esse golpe, que contou com ajuda da Lava Jato, sacrificando nossas empresas no altar do departamento de justiça do governo americano, está cada vez mais parecendo uma operação de domínio colonial.

Com essa intervenção, pode-se afirmar que os EUA assumiram o controle da nossa maior empresa de aviação, sem investir um centavo do próprio bolso.

***

No Estadão

Embraer será vigiada por americano

Alexandre Rene, do escritório Ropes&Gray, passará três anos monitorando a empresa

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) definiu na terça-feira, 24, que o advogado Alex Rene, do escritório americano Ropes&Gray, será o monitor externo da Embraer. Rene vai vigiar a fabricante de aviões pelos próximos três anos, fiscalizando as regras de compliance que serão implantadas na companhia. Sua função também é reportar qualquer novo indício de corrupção que encontre.

A empresa brasileira fechou em meados do ano passado um acordo com as autoridades americana e brasileira para evitar ser processada por casos de pagamentos de propina para obter contratos de venda de aviões em países da América Central e Ásia, entre 2007 e 2011. O caso foi descoberto há seis anos e somente no ano passado teve um desfecho. A multa estipulada foi de US$ 206 milhões, cerca de R$ 680 milhões.

A exigência de um vigilante foi feita pela Justiça americana, que quer ter certeza de que a companhia vai mudar suas práticas e ter regras fortes para evitar novos casos de corrupção. O monitor é pago pela própria companhia e terá acesso total a qualquer documento, qualquer equipamento ou a qualquer pessoa da companhia ou prestador de serviços, sem precisar de aviso prévio.

Funcionários de empresas que já tiveram um monitor externo relatam que a vigilância é acirrada, até com um certo clima de terror, e deixa toda a companhia apreensiva. A Embraer é a primeira companhia brasileira a ter esse tipo de vigilância por determinação da Justiça americana, mas não será a única. A Odebrecht e a Braskem que recentemente fecharam acordo com o Departamento de Justiça também terão que contratar monitores.

Todas elas terão que ser vigiadas por três anos, que é uma espécie de “pena máxima” imposta pelo Departamento americano. Algumas empresas precisam de apenas 18 meses e outras sequer têm monitor, porque conseguem provar que já se adaptaram à lei anticorrupção, segundo contam advogados. Depois de três anos, ainda é possível que o prazo seja prorrogado por mais um tempo.

Pelo procedimento usual adotado pelo DoJ, são as próprias empresas que apresentem uma lista com três nomes, que passam então pelo crivo das autoridades americanas. O monitor escolhido para o caso Embraer trabalha em um escritório privado mas já foi procurador na divisão criminal no DoJ, apurando casos de lavagem de dinheiro e violações das regras anticorrupção.

Procurada, a Embraer não quis comentar o assunto.

32 pensamentos sobre “Efeito Lava Jato: EUA assumem controle da Embraer sem pagar nada

  1. Típico discurso de quem ajudou a afundar as empresas brasileiras na corrupção! Agora teme que os americanos levantem todas as falcatruas.
    Tem uma solução. Comprem todas as ações que estão na NYSE e fechem o capital da empresa, distribuindo o prejuízo para os investidores nacionais, Os americanos param de encher o saco com as apurações e a bandidagem petista da empresa escapa da cadeia!

    Curtir

    • Ótima resposta. Você sabe que está reportagem e para os mortadela que não sabem nada de empresas de capital aberto. Os americanos estão defendendo os interesses de seus investidores!

      Curtir

      • O Brasil é quintal Americano mesmo, só agora no comando entreguista do PSDB, que eles põe a cara nas empresas nacionais, pois quantas vezes o governo Americano Melou exportações da Embraer? Naqueles momentos pouco importava o lucro dos investidores Americanos? Tudo isso é para justificar a viadagem do PSDB, ficando de 4 para o governo dos Estados Unidos.

        Curtir

    • Vamos por, também, americanos para vigiar a sua declaração de imposto de renda, já que a nossa Receita Federal não serve para nada!
      Não esqueça que a corrupção está entranhada na sociedade brasileira. Vamos parar com a hipocrisia!

      Curtir

    • KKKK O PT MANDOU LEMBRANÇAS PARA VOCE E TODA SUA FAMILIA!! ACHAR QUE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA EMBRAER É CULPA DO PT MOSTRA COMO OS COXINHAS SÃO RIDÍCULOS!!!

      Curtir

    • Pare com esta bobagem de coxinha e mortadela, somos todos brasileiros e temos após as c _ _ _ _ _ s e corrupção dos politicos, que trabalhar pra reerguer este país…

      Curtir

      • Exato! lula dividiu a nação em “coxinhas e mortadelas” e temos que interromper esse circulo vicioso separatista. Os “coxinhas” são pessoas estudadas que trabalharam e trabalham para ter algo e isso não pode ser condenado e muito menos menosprezado. Não são pessoas que roubaram, subornaram e se envolveram em corrupção como a grande maioria dos políticos.

        Curtir

  2. “Outrora orgulhosa estatal brasileira” prestes a falir. Só virou alguém depois de privatizada. Como o “jornalista” escreve, os EUA açambarcaram a EMBRAER como Lula deixou que Evo Morales fizesse com a Petrobras.

    Publica isso e inicia um debate honesto, se você tiver coragem.

    Curtir

  3. Uma reportagem que nem merece ser lida.
    Acusar a Lava Jato e enaltecer a Odebrecht dá impressão que o autor da matéria ama ladrões e corruptos
    Desde quando ingressei em uma estatal, 1976, sei que todas as empreiteiras são ladras como os políticos nacionais. O brasileiro na maciça maioria é geneticamente escória e vive de esperteza e corrupções não sabe trabalhar, gerir e criar como os serres humanos. Tanto é certo mostrado na dependência total de produtos e tecnologia estrangeiras. Somos vergonha corrupta. .
    Três partidos que têm de desaparecer do país: O PSDB, o PMDB (este partido de aluguel e impostor e corrupto) e o PT e seus membros impedidos de exercício político,
    Tem até razão quando fala da EMBRAER que é um orgulho nacional criado pelos militares e jogada fora no governo Fernando Collor, smj, e depois comprometida no governo FHC e os americanos apoderando-se dela porque houve facilitação política. Americanos são realmente invasores de soberania e senhores da guerra contra os povos e não deixam países como os da América do Sul desenvolverem através das nossas oligarquias, aqui a UDN antiga e seus sucessores, mas punir a Lava Jato e enaltecer a Odebrecht é demais.
    No Brasil não existe ninguém para geri-lo com competência e razão. Somos um povo bastardo sem renascimento a priori o que deve ser feito é transformá-lo em uma confederação com reservas das áreas de preservação e defesa a União ou, então, dividi-lo em alguns países independentes. Essa burrice toda nunca chegará a lugar nenhum e daqui a mais 500 anos seremos o que somos hoje e fomos antes somente incorporados o conhecimento e a tecnologia dos outros. Haja burrice para um país só.

    Curtir

    • Concordo que essa é uma reportagem manipuladora e até falsa. Meu irmão é brigadeiro da Aeronáutica e ele negou o conteúdo dela. Contudo discordo veemente dessa sua fala: “… O brasileiro na maciça maioria é geneticamente escória e vive de esperteza e corrupções não sabe trabalhar, gerir e criar como os serres humanos…”. Você está generalizando! Há brasileiros honestos, que horam um compromisso e possuem ética!

      Curtir

      • Ana o Luiz não falou mentira, no Brasil realmente a grande maioria só quer levar vantagem e são desonestos, sei que tem muita gente séria mas infelizmente são minoria

        Curtir

  4. A Idéia de subdividir os estados em Paises, é uma boa, pois eu penso ser mais fácil em administrar. Agora a idéia de dizer que tal coisa é nossa, aquilo é nosso etc…, “A EMBRAER É NOSSA” A “A PETROBRAS É NOSSA” tudo cascata. A única coisa que é nosso (do povão) é o direito de pagar os tributos e alimentar todo o sistema governamental que usufruem e se lambuzam nas “vantagens” da arrecadação que as empresas Estatais propíciam.

    Curtir

  5. Muito simples! Se errar é humano, mas insistir no erro é burrice, anula-se o afastamento da presidenta Dilma e acaba com esse estado de golpe devolvendo o Brasil ao estado de direito e a democracia. Assim voltamos a ter um Estado Brasileiro. Lavemos nossa roupa suja em casa como os americanos e outros países fizeram sem ingerência externa de onde quer que seja. E uma dia deixaremos de ser republica de bananas! Não adianta falar que o PT dividiu o pais ,é mentira! Todos sabemos que o pais ja estava dividido pela insatisfação de uma parte da sociedade, assim que um reles operário de partido assumidamente de esquerda assumiu o poder e ainda elegeu uma mulher como sucessora democraticamente. O Fascismo latente brasileiro veio à tona com expressões do tipo: ” Quem elegeu essa gente foram os pobres,incultos e ignorantes”. Esses mesmos preferem estregar tudo, apátridas do que se submeter a um governo popular e democraticamente eleito.

    Curtir

  6. “‘TÔ FORA! E TENHO “A LEVE IMPRESSÃO DE QUE JÁ VOU TARDE…””
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/07/04/to-fora-e-tenho-a-leve-impressao-de-que-ja-vou-tarde/

    Tô fora…
    E SINTO QUE JÁ VOU TARDE…

    SABE DE UMA COISA: DEIXA PRA LÁ.
    QUE SE FODAM OS CALADOS E OMISSOS.

    EU TÔ FORA. QUE SE DANEM…

    Cheguei acreditar que minha geração ia
    deixar um país melhor para as próximas.

    COMO EU ESTAVA ENGANADO!

    NÓS NÃO APRENDEMOS!

    Curtir

  7. Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
    “‘TÔ FORA! E TENHO “A LEVE IMPRESSÃO DE QUE JÁ VOU TARDE…””
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/07/04/to-fora-e-tenho-a-leve-impressao-de-que-ja-vou-tarde/

    Tô fora…
    E SINTO QUE JÁ VOU TARDE…

    SABE DE UMA COISA: DEIXA PRA LÁ.
    QUE SE FODAM OS CALADOS E OMISSOS.

    EU TÔ FORA. QUE SE DANEM…

    Cheguei acreditar que minha geração ia
    deixar um país melhor para as próximas.

    COMO EU ESTAVA ENGANADO!

    NÓS NÃO APRENDEMOS!

    Curtir

  8. Nada de extraordinário na notícia. Empresas de petróleo como a BP e a Shell já passaram por isso e até a Apple está com processo em curso. Existe sim um lobby muito forte da Canadair e da Cessna para prejudicar a Embraer pela vitória na licitação de aviões de treinamento da USAF. Mesmo sendo montados nos EUA.
    O resto de teorias da conspiração Américana é a baboseira do momento. Saiu Amazônia, entrou Pré Sal. Saiu este entrou Petrobrás…agora é a vez da Embraer… Que por sinal entrou também na concorrência para vender para USAF os novos aviões – tanque. Deve ter gente grande braba….

    Curtir

  9. Para que? Acabar de arruinar o país? PMDB e PSDB também são de esquerda. Tem que por é as FFAA para acabar com a bandalheira das esquerdas. A maior pouca vergonha foi a refinaria que o PT deu para a Bolívia. Quanto o PT levou para dar a refinaria? E seus políticos? E o dinheiro que enfiaram em CU-BA? E na Venezuela? E o perdão das dívidas dos africanos-cúmplices? E o aumento dos impostos sobre o cigarro, para vender cigarros da Tabesa aqui? E essa bolsa família, para comprar votos de ignorantes e enriquecer militantes das redes sociais? E aquele jornalista, que vive defendendo prisão perpétua e pena de morte, mas que era petista na calada, quase saindo candidato? Vocês estão querendo o que? Dobrar a meta não estabelecida? Ou dobrar a meta da roubalheira? Não seria melhor ser “quintal dos EUA do que dessa lixaiada” de esquerdistas, como Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e et caterva? Tem que punir a esquerda criminosa e educar a esquerda ignorante e analfabeta. Querem isso aqui uma republiqueta dessas? Menos de um ano e já começou a melhorar. Para votar nessas porcarias, Marina, Lula, Dilma, Luciana, eu voto no Aécio e no Temer, sem pensar duas vezes. Para representar o país, o mínimo que se espera é boa aparência. E nós já vimos que feiosos roubam desmedidamente. O país só vai para frente quando criminalizar essa safadeza/ignorância de esquerda, com esses lixos de “movimentos sociais” de esquerda, com esses débeis mentais defendendo Fidel Castro, Maduro, etc. O Brasil nunca será propriedade dos lixos. E a esquerda, querendo privatizar até o rabo dos outros?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s