Uncategorized

8 bilionários tem renda igual a 3,6 bilhões de pessoas

Durante o governo Lula, o crescimento da renda dos mais pobres foi 3 vezes maior do que a dos mais ricos
davos - desigualdade
Apenas oito empresários detém a mesma riqueza que 3,6 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, a metade mais pobre da população da Terra. A denúncia é da Ong Oxfam, em seu relatório “Uma economia para 99%”, que traz novos dados econômicos e sociais mundiais. “A lacuna entre ricos e pobres é muito maior do que se temia”, afirmou a organização, que apresenta o levantamento em Davos. A Oxfam é uma ONG britânica de assistência social e combate à pobreza, com atuação em 94 países.
Segundo o relatório da Oxfam, entre 1988 e 2011, a renda dos 10% mais pobres da população mundial aumentou na média só US$ 3 por ano, enquanto a do 1% mais rico cresceu 182 vezes mais, a um ritmo de US$ 11.800 por ano. O relatório mostra uma realidade que o Brasil enfrentou com sucesso durante os governos Lula e Dilma, fato reconhecido pela ONU ao longo dos últimos anos. “Durante o governo Lula, o crescimento da renda dos mais pobres foi 3 vezes maior do que a dos mais ricos”, lembrou o perfil no Facebook do ex-presidente, nesta segunda-feira.
Em suas redes sociais, Lula credita o sucesso “a iniciativas como a valorização do salário mínimo, aos programas sociais como o Bolsa Família e à democratização do acesso ao crédito, a moradia, à saúde e à educação”. A política de inclusão social e econômica no Brasil, agora sendo desmontada pelo governo Temer, retirou mais de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza, diferente dos dados divulgados pelo relatório. Na contramão do país, os golpistas alinharam-se aos defensores mundiais da política de concentração de renda e exclusão social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s