Uncategorized

MPF pede arquivamento de investigação que apura se Lula obstruiu a Lava Jato

Procedimento foi aberto com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral

Do Correio do Povo

MPF pede arquivamento de investigação que apura se Lula obstruiu a Lava Jato  | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP Memória

MPF pede arquivamento de investigação que apura se Lula obstruiu a Lava Jato | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP Memória

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta terça-feira à Justiça o arquivamento da investigação interna aberta para apurar a suposta tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. O procedimento foi aberto com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

No pedido, o procurador Ivan Marx sustenta que não há provas da “existência de real tentativa de embaraço às investigações”. Para o procurador, o ex-senador teria usado o nome do ex-presidente para fechar acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República (PGR). “Ressalte-se não se estar aqui adiantando a responsabilidade ou não do ex-presidente Lula naquele processo, mas apenas demonstrar o quanto a citação de seu nome, ainda que desprovida de provas em determinados casos, pode ter importado para o fechamento do acordo de Delcídio do Amaral, inclusive no que se refere à amplitude dos benefícios recebidos”, disse Marx.

Nos depoimentos de delação, Delcídio declarou que teria participado de uma reunião, convocada por Lula, em 2015, juntamente com os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Edison Lobão (PMDB-MA), para traçar estratégias para barrar as investigações da Lava Jato. Ao analisar o caso, o procurador entendeu que não foram encontradas provas da suposta reunião, mesmo após a oitiva dos senadores que teriam participado dela.

“No presente caso, não havendo nenhuma corroboração para a versão apresentada pelo delator, e nem mesmo a possibilidade de buscá-la por outros meios, o arquivamento dos autos é medida que se impõe. No caso, não há que se falar na prática de crime ou de ato de improbidade”, entendeu o procurador.

O arquivamento será decidido pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília.

Comentário do Blogueiro: Começa a desmoronar o circo montado por Moro e seus capangas no MPF e na PF. A “república de curitiba” vai para o lixo da história.Aguarda-se que o Conselho Nacional de Justiça aja com relação ao Juiz que tenta sob todos os meios ilegais destruir Lula e o PT. Se não querem pegá-lo por isto, que verifiquem as suas relações internacionais e as razões pelas quais ele destruiu setores inteiros da economia nacional, por que contra a corrupção não foi. Ou por que razão Moro solta todos os bandidos corruptos e corruptores, abrandando-lhes as penas a ponto de muitos já estarem soltos e outros gozarem suas penas de forma luxuosa em mega palacetes e grandes apartamentos a beira mar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s