Uncategorized

Porto Alegre: Enquanto moradores de rua morrem de frio, o Prefeito brinca nas redes sociais

O Alcaide Municipal, além de flertar com o fascismo, fantasia de ficção a dura realidade dos moradores de rua, incluindo estes que se protegem do frio no Viaduto Otávio Rocha, por já não terem o abrigo das políticas sociais, por que estas estão sendo rapidamente desmontadas, longe do olhar da grande maioria da população. Há muito os CRAS, Centros de Referência da Assistência Social nos Bairros, porta de entrada para os Programas Sociais, estão sucateados. Da mesma forma, há a falta dos chamados Centros POP, da Política de Assistência Social para atender de forma digna os moradores de rua. Isto com certeza contribuiu para que Porto Alegre já contabilize um Morador de Rua morto em função do frio, como transparece no artigo a seguir, publicado em Zero Hora:

Dura realidade

Andarilho no frio no Viaduto da Borges: quem dera fosse ficção o post de Marchezan

Enquanto o prefeito publicava um gracejo no Facebook, os verdadeiros habitantes do viaduto encaravam os 8ºC do domingo à noite

17/07/2017 19h47min

Uma criatura vestida com trapos arrasta seu corpo cadavérico sob um frio intenso no Viaduto da Borges.

Quem dera a cena se resumisse a uma brincadeira, como no post de Nelson Marchezan publicado às 21h46min de domingo. Ao recorrer à imagem de um white walker — zumbi que habita as regiões geladas na série Game of Thrones — para comentar a chegada do frio, o prefeito mirou na ficção e acertou a realidade.

Enquanto Marchezan postava no Facebook, o fotógrafo Jefferson Botega, de Zero Hora, registrava os verdadeiros andarilhos. Fazia 7,9ºC na Avenida Borges de Medeiros: alguns calçavam chinelos de dedo, outros se cobriam com sacolões de lixo, vários se refugiavam em tendas improvisadas sob as arcadas do viaduto.

Inaugurada em 1932, a imponente estrutura em estilo neoclássico passou de ícone arquitetônico a símbolo de abandono. Dezenas de desvalidos montam toda noite suas barracas ali, conferindo ao local um cenário tão desolador que talvez nem um white walker conseguisse oferecer.

Uma pesquisa divulgada pela UFRGS no fim de 2016 mostrou que a população adulta de rua, em Porto Alegre, cresceu impressionantes 75% em oito anos. Ao expor no Facebook um maltrapilho vagando no frio da Borges, o prefeito expôs também uma das chagas mais pungentes da cidade.

Aliás, na mesma noite de domingo, a três quilômetros do viaduto, um morador de rua morreu na Avenida Goethe. A polícia suspeita que tenha sido de frio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s