Livros/Movimentos sociais/Reforma Agrária

Livro resgata história de 16 anos de resistência camponesa no Brasil

Livro vem sendo apresentado em atividades com a presença do autor em todo o estado. (Foto: Divulgação/MPA)

Marcos Antonio Corbari (*)

Recentemente publicado, o novo livro do religioso e dirigente social Frei Sérgio Antônio Görgen, “Trincheiras da resistência camponesa sob o pacto de poder do agronegócio” , será lançado em Porto Alegre no próximo dia 16, quarta-feira, as 18h30min. A atividade contará com a presença do autor e será realizada na sede do Sindbancários (General Câmara, 424), contando ainda com coquetel servido aos participantes, formulado com produtos cultivados pela agricultura camponesa.

O autor é uma referência na história dos movimentos sociais do campo, com especial aproximação ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Frei Sergio Antônio Görgen, para além de uma rotina que se divide entre a espiritualidade da vida religiosa e o front de luta social, traz uma narrativa em primeira pessoa do tempo histórico que caracteriza o presente recente do Brasil e América Latina. “Trincheiras da resistência camponesa sob o pacto de poder do agronegócio” foi apresentado pelo autor no lançamento coletivo de obras realizado durante a 13a Feira Latino Americana de Economia Solidária em Santa Maria (RS) e de lá pra cá vem sendo apresentado em atividades com a presença do autor em todo o estado.

“Este livro contempla um relato construído no calor dos acontecimentos em que narra e analisa a resistência e a persistência da agricultura camponesa e do campesinato, como sujeito histórico, na sociedade brasileira do século XXI”, diz o autor na apresentação do livro. A publicação recupera textos dos últimos 16 anos em uma publicação que facilmente pode ser interpretada como testemunho crítico e histórico, onde as bandeiras de luta se mantém, mas os objetivos específicos foram se transformando.

Publicado pela editora do Instituto Cultural Padre Josimo, o livro estará a disposição para compra no local. (Divulgação)

Publicado pela editora do Instituto Cultural Padre Josimo, o livro estará a disposição para compra no local, mas também pode ser adquirido através do site http://padrejosimo.com.br/loja ou solicitado pelos telefones (51) 3228-8107, (55) 55 3281-4820 ou (55) 99638-4941.

(*) Jornalista do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Reblogado do SUL 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s