Livros/Uncategorized

LIVRO “A REVOLUÇÃO RUSSA DE OUTUBRO DE 1917” MOSTRA AS RAZÕES DA REVOLUÇÃO

Revolução RussaNo ensaio sobre a Revolução Russa de Outubro de 1917, o autor Eduardo Mancuso busca resgatar a legitimidade e a atualidade da utopia de um evento fundador do Século 20 (assim como a Revolução Francesa marcou o início da modernidade). Com o ensaio, o autor homenageia Ernest Mandel, dirigente marxista revolucionário da 4ª Internacional Socialista. O ensaio se apóia no Ensaio Cítico de Mandel, Octubre de 1917: Golpe de Estado o revolucion social.La legitimidad de la Revolucion Rusa, nunca editado em português.

Em Pleno Século 21, Outubro de 1917 nos faz lembrar da alternativa de Rosa Luxemburgo sobre a crise da civilização capitalista: socialismo ou barbárie.

“O mito da Revolução Russa como um golpe de Estado minoritário, dirigido por um emstre da manobra política, Lenin, executado por uma seita de revolucionários profissionais,expressa uma narrativa persistente alimentada por um amplo leque de forças que vão do conservadorismo ao liberalismo, da social-democracia a correntes pós modernas, chegando até ao governo russo na atualidade, constrangido pelo centenário de Outubro.” (Eduardo Mancuso)

Nas 84 páginas do pequeno livro, o leitor poderá encontrar as razões que levaram a Revolução Russa,  e também as razões de sua posterior degeneração, provocadas pela burocratização e pelo Stalinismo.

O Livro é editado por Edições Renascença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s