Mundo

Venezuela cria Moeda PETRO, garantida por Reservas de Petróleo, para enfrentar Dólar e embargo americano

Criação da criptomoeda foi anunciada por Maduro em dezembro do ano passado; Petro poderá ser usado para aquisição de bens e será cambiável

Do OPERA MUNDI

O governo da Venezuela anunciou nesta terça-feira (20/02) a abertura para pré-venda do Petro, a moeda digital do país, teve sua criação anunciada pelo presidente Nicolás Maduro em dezembro do ano passado.

“Damos inicio formal, de maneira exitosa, a implementação de nosso criptoativo, o Petro, e seu processo de pré-venda”, anunciou o vice-presidente venezuelano Tareck El Aissami, durante discurso no palácio presidencial de Miraflores.

Segundo Aissami, com a implementação da moeda, “a Venezuela se situa na vanguarda dos tempos futuros”. Para ele, o Petro “se ergue como uma poderosa iniciativa do governo, que oferece todas as oportunidades para colocar o mercado das moedas digitais ao alcance de todo o povo”.

Ainda segundo ele, a criptomoeda poderá ser usada para a aquisição de bens e serviços e será cambiável com outros tipos de ativos por meio de casas de câmbio digitais.


Criação da criptomoeda foi anunciada por Maduro em dezembro do ano passado

“Hoje passará a ser um dia histórico, [A Venezuela] é o primeiro Estado, a primeira nação que lança sua criptomoeda respaldada em suas reservas e riquezas naturais”, afirmou.

Nova etapa econômica

Segundo Maduro, a criação do Petro é uma nova etapa para a economia venezuelana. A moeda, segundo ele, “é o ponto chave para uma nova etapa econômica-financeira”.

A Petro será sustentado pelo campo número 1 do bloco petrolífero de Orinoco, que possui 5,342 milhões de barris de petróleo em sua forma bruta, e tem um valor estimado em 267 bilhões de dólares.

Segundo o governo, por ser sustentado por reservas naturais e por se tratar da primeira moeda emitida oficialmente por um Estado, o Petro se configura como uma das criptomoedas mais seguras do mundo para os investidores.

O preço do Petro não estará vinculado com a especulação de mercado, estando relacionado “somente com o preço internacional do ouro, gás, petróleo e diamantes”, afirmou David Jaramillo, que é engenheiro da computação e empreendedor blockchain – corrente que defende um uso não concentrado de gerenciamento monetário.

Venda

O mecanismo adotado pelo governo da Venezuela é o de começar a vender a moeda de forma progressiva. Em um primeiro momento, serão emitidos 100 milhões em ativos, dos quais apenas 82,4 milhões serão disponibilizados.

Desse total, 44% serão abertos para pré-venda privada, enquanto 17,6% serão mantidos pela Superintendência de Criptomoedas e Atividades Conexas Venezuelanas (Supcacven). Os 38,4% restantes também poderão serão abertos para venda privadas após o processo de pré-venda.

Segundo o site responsável pela pré-venda , “este processo promoverá e garantirá demanda para a oferta inicial do Petro, que se realizará posteriormente”.

Um pensamento sobre “Venezuela cria Moeda PETRO, garantida por Reservas de Petróleo, para enfrentar Dólar e embargo americano

  1. Pingback: Venezuela cria Moeda PETRO, garantida por Reservas de Petróleo, para enfrentar Dólar e embargo americano | Luíz Müller Blog – P Q P……….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s