Uncategorized

Senador Paim busca solução para surto de Toxoplasmose no RS

Preocupado com surto de toxoplasmose em Santa Maria (RS), o senador Paulo Paim (PT-RS), solicitou uma audiência pública, nesta quinta-feira (28), às 9h, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal para debater o assunto. Até o momento, a cidade tem 569 casos confirmados.
As autoridades investigam a possibilidade de o surto ter sido causado por água da torneira e hortaliças contaminadas. Há ainda a possibilidade de haver contaminação cruzada (hortaliças serem irrigadas por água contaminada) o que determinaria os próximos passos das investigações.
A cidade gaúcha começou essa semana a limpeza de 25 reservatórios ativos da cidade. Foram ainda coletadas pela vigilância local e Estadual amostras do lodo depositado no fundo do reservatório para análise. Enquanto isso, autoridades recomendam que a população continue a beber apenas água fervida e lavar hortaliças em água corrente.
O surto em Santa Maria de toxoplasmose, uma doença provocada por um protozoário, é o maior já registrado no País. Até o momento foram confirmados 569 casos em laboratório, dos quais 50 em gestantes e 7 em bebês que contraíram a infecção ainda no útero materno. Também foram confirmados 2 abortos e 3 óbitos fetais (com mais de 20 semanas de gestação). Estão ainda em investigação 312 registros. Entre eles, 145 em gestantes, 17 bebês com suspeita de toxoplasmose congênita e 1 aborto.
Foram convidados para o debate: Alexandre Streb, Superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santa Maria; Rossana Schuch Boeira, Procuradora Geral do Município de Santa Maria; Liliane Mello Duarte, Secretária de Saúde do Município de Santa Maria; Tatiana Almeida de Andrade Dornelles, Procuradora da República – representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal; Jane Costa, Médica Infectologista da Cidade de Santa Maria (Vídeo Conferência); Thiego Cavalheiro, Médico Infectologista da Cidade de Santa Maria (Vídeo Conferência e representante do Ministério da Saúde
Esta Audiência Pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular, por isso as pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania – link: http://www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, através do número-0800612211.
Serviço
Data: 28/06
Horário: 9h
Local: Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 3, Senado Federal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s