Uncategorized

FNDC realiza painel sobre combate às Fake News em Porto Alegre

Evento acontece no dia 4 de junho, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na UFRGS

Brasil de Fato

Simas, Ilza Maria e Ademir  - Créditos: Foto: Reprodução/Sindjors
Simas, Ilza Maria e Ademir / Foto: Reprodução/Sindjors

O combate às Fake News será tema de um painel no próximo dia 4 de junho (terça-feira), às 18h30, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento é promovido pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Para o debater sobre as alarmantes proporções que as notícias falsas alcançaram no Brasil e no mundo, estão confirmados o procurador da República, Domingos Sávio da Silveira; o jornalista Moisés Mendes; o jornalista e professor da Fabico, Marcelo Träsel; a jornalista e professora da Unisinos, Taís Seibt; e o ativista digital e diretor da Bateia Mineração de Dados, Lucio Uberdan.

O evento conta com o apoio da vice-diretora da Fabico, professora Ilza Maria Tourinho Girardi, e está sendo promovido em parceria com entidades sindicais e organizações sociais, como o Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade. O público alvo são estudantes de comunicação e comunicadores, movimentos sociais e entidades sindicais.

“As pessoas estão acreditando em qualquer coisa, tamanho o número de fake news que circulam nas redes”, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas Júnior, que também é da coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC. Para ele, o debate tem como desafio compreender a situação para encontrar modos de combater as mentiras que diariamente são espalhadas nas mídias sociais.

O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, que também integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, avalia que as notícias falsas são responsáveis “em grande parte pelo clima de ódio, intolerância e desrespeito na sociedade”. Ele destaca que “as fakes news não são meras notícias falsas, mas produtos fabricados para desinformar, enganar e manipular corações e mentes, a fim de atender poderosos interesses políticos, eleitorais e empresariais, comprometendo a verdade, a ética, a liberdade de expressão e a democracia”.

Edição: Marcelo Ferreira

Um pensamento sobre “FNDC realiza painel sobre combate às Fake News em Porto Alegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s