Uncategorized

Curta-metragem “O que é agroecologia?“, sobre trabalho em assentamento, com mais de 50 mil visualizações em 19 dias, venceu concurso das Nações Unidas.

DO IHU UNISINOS

Com mais de 50 mil visualizações em 19 dias de competição o curta-metragem O Que é Agroecologia, produzido por Rafael Forsetto e Kiane Assis – que mostra o trabalho de agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na zona rural de Lapa (PR) – venceu a categoria “alimentação e saúde humana” do Global Youth Video Challenge, das Nações Unidas.

Agora, a obra será exibida durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fará o discurso de abertura no próximo dia 24, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os diretores Rafael Forsetto e Kiane Assis agradeceram aos que assistiram o filme durante a disputa final do concurso e consideraram “uma vitória coletiva”.

“Agora vamos levar a agroecologia e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ao palco mundial e mostrar as alternativas sustentáveis que existem à agricultura convencional! Agroecologia não é apenas agricultura, ela É CULTURA!”, diz o texto. O filme também terá exibição na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP 25) em dezembro no Chile.

No assentamento Contestado, a produção de alimentos sem agrotóxicos, por meio de sistemas agrícolas que utilizam todos os recursos naturais sem desmatar, ajudam a colocar comida saudável na mesa dos trabalhadores da região sem contaminar a terra, a água e a saúde de quem planta e de quem come.

A educação de qualidade é respaldada pela Escola Latino Americana de Agroecologia. Construída junto à Via Campesina, a instituição recebe estudantes da América Latina e do Caribe e colabora na difusão de modelos de produção alternativos ao agronegócio. Em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a escola criada em 2005 já formou três turmas de tecnólogos.

“Eles serão obrigados a prestar atenção ao trabalho que o MST vem fazendo, à relevância do movimento nesse âmbito da agroecologia, e terão que admitir que há alternativas à agricultura agressiva, dependente de agrotóxico. E essa frente vem sendo liderada pelo MST, que é tão demonizado no governo Bolsonaro”, disse ao Brasil de Fato o diretor Forsetto.

Um pensamento sobre “Filme sobre MST será exibido na assembleia geral da ONU. Bolsonaro estará presente

1. A ganância é a extravagância porém o MST tem alternância ( Agroecologia ) .O lucro não está acima da vida. E preciao reconhecer esse trabalho feito por mulheres e homens conciéntes de seus papéis na produção de alimentos saudáveis. Com a preservação ambiental.
    ..
    Afromineiro Afrodecendente