Porto Alegre/SAÚDE

Tragédia anunciada: UTI covid do Hospital Conceição bate novo recorde e chega a 96,5% de ocupação

Duas semanas depois do Prefeito liberar shoppings e restaurantes, Porto Alegre tem aumento de ocupação de leitos de UTI por Covid-19 foi o artigo publicado por este Blog no dia 8 de junho. Com a Curva de contaminação ainda em ascensão, O Governador e o Prefeito resolveram flexibilizar, abrir comércio e outros setores. E o argumento era o de que havia leitos de UTI suficientes. Mas que leitos são estes, e para quem, não foi dito. Com a “flexibilização”, empresas abriram, e claro, se os trabalhadores não fossem trabalhar, perderiam o emprego. Foram jogados nas garras do Vírus. Agora a conta ta vindo. E os que menos tem, vão pagar a conta…até com a vida.

Segue matéria da Gaúcha ZH, de agora a pouco, as 11 da manhã deste sábado, dia 20/06.

Unidade referência no atendimento a pacientes de coronavírus no Estado está próxima ao esgotamento de seus leitos

Jefferson Botega / Agencia RBS
UTI do Hospital Conceição é referência no atendimento a pacientes de covid-19 no EstadoJefferson Botega / Agencia RBS

Um dia após registrar, pela segunda vez na semana, sua marca mais alta de internações por covid-19 na UTI, o Hospital Conceição, em Porto Alegre, bateu, neste sábado (20), mais um recorde preocupante. Nesta manhã, 28 pacientes estão hospitalizados nos 29 leitos da unidade, elevando o índice de ocupação para 96,5%.

É o percentual mais alto de internações na UTI reservada ao coronavírus no Conceição, hospital que é referência no atendimento à covid-19 no Estado, desde o início da pandemia. Na última segunda-feira (15) e na sexta-feira (19), a unidade havia atingindo 27 internados.

O diretor-técnico do Conceição, Francisco Paz, tem admitido que há risco de sobrecarga. Na sexta-feira, em entrevista a GaúchaZH, o médico disse temer que seus profissionais passem a encarar dilema idêntico ao vivenciado em países como a Itália – ter de escolher, diante da ausência de vagas, o paciente que receberá um leito e o que ficará sem, seguindo critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.

— Já existe protocolo nesse sentido: numa situação de total premência, se houver 10 pacientes e cinco leitos, teremos de definir quais serão os primeiros a ocupá-los – disse Paz.

Na sexta-feira, Porto Alegre também bateu recorde de internações por coronavírus em todas suas UTIs. O número de pacientes de covid-19 hospitalizados chegou a 89, superando em 10% a marca mais alta anterior, de 81 doentes, registrada na quarta-feira (17). Neste sábado, pelo último balanço da prefeitura da Capital, havia 87 casos confirmados hospitalizados e 26 suspeitos.

Esse crescimento na demanda de leitos de terapia intensiva, que tem sido constatado há duas semanas, motivou a prefeitura a discutir uma atualização das medidas de distanciamento social. 

– Precisamos interferir nesse avanço para evitar que, no futuro, tenhamos de fechar a cidade por completo e desorganizemos totalmente o atendimento a doentes – afirmou, na sexta-feira, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer.

Também há risco de que o aumento da demanda de leitos empurre a Região Metropolitana para a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, que será anunciado ainda neste sábado pelo governado Eduardo Leite. O aumento de contaminados nas UTIs coincide com o período de retomada de atividades econômicas na Capital e seu consequente incremento na circulação de pessoas.

Segundo a última atualização da prefeitura, o índice de ocupação das UTIs do município está em 82,85%, levando em conta as internações por covid-19 e, também, por outras doenças. Dos 618 leitos distribuídos em 17 hospitais, havia, às 9h30min deste sábado, 512 sendo utilizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s