
Se fosse um problema meu, provavelmente não usaria máscara. Mas não é. Eu posso estar carregando o vírus e com ele contaminar outros. Quando vejo alguém sem máscara, vejo ali um egoísta. só pensa em si. E pensa mal em si. Por que outra pessoa pode te contaminar e tu acabar morrendo ou sendo entubado e sofrendo as consequências colaterais do Vírus.
Com a Vacina não é diferente. Se fosse pra mim, talvez eu não a tomasse. Mas tenho que tomar se eu não quiser ter o vírus e transmitir para outros.
A nossa expectativa de vida aumentou muito. E uma parte dela tem a ver com o momento onde a primeira vacina foi criada e depois, quando as vacinas passaram a chegar ao conjunto da população. Quem tem minha idade sabe das muitas pessoas que morriam de sarampo, febre amarela e até da tal da coqueluche. E as consequências da tal Paralisia Infantil? E quantos não morriam de gripe antes das vacinas contra ela serem popularizadas e distribuídas para as parcelas da população mais em risco de serem afetadas por ela?
E por que eu tenho que tomar vacina? Por que eu sou o vetor que pode transmitir o vírus quando me movimento, me relaciono com outras pessoas, etc… É uma questão de solidariedade com os outros. De comunidade.
Por isto os ultra direitistas como Bolsonaro, defendem que tomar ou não tomar a vacina é uma decisão individual.
E é por isto também que muitos não usam máscara. Por que eles acham que se bastam. E são os mesmos que criminalizam a política e dizem que o Estado não precisaria nem existir e só atrapalha.
Mas se os outros não existissem, como eu existiria? E pra existir em coletividade é que existe a política e o Estado. Pra organizar as relações.
Senão, é a barbárie e o ser humano deixa de ser humano e vira de novo animal.
A pergunta é: Tu és solidário e respeita e convive em coletividade ou és egoísta e não te importa que o ser humano vire animal de novo?
Este desabafo tem a ver com Bolsonaro? Até tem. Mas tem mais a ver com cada um. Por que Bolsonaro foi eleito, logo ele representa o que pensa boa parte da população.
E se o povo não acordar deste extremismo individualista que nos impuseram através do uso massivo das Redes Sociais por parte do Mercado, voltaremos aos tempos da barbárie pré humana para a maioria dos hoje humanos habitantes da terra,