juventude/Porto Alegre/PT

Posse de Secretário em Praça Pública mostra valorização da Juventude no PT de Porto Alegre (Texto e vídeos)

No Domingo, 20/02, tomaram Posse o Novo Secretário e membro(as) da Secretaria da Juventude do PT de Porto Alegre. O Ato de Posse foi na Praça do Tambor, no Centro Histórico de Porto Alegre. Este blogueiro esteve lá cobrindo o Simbólico Ato Público ao Vivo para o Blog e também para a Rede Soberania. Vai a seguir texto com minha impressão sobre a importância simbólica deste ato. Assista também os Vídeos que fiz para o meu Perfil no Twitter, com 10 minutos de duração, onde o Bruno, o novo Secretário expõe um pouco de seu pensamento e Raul Pont, Ex Prefeito de Porto Alegre, fala da importância da transição geracional.

Raul Pont e Bruno Mattos – Simbólica foto para incentivar a necessária transição geracional e com o PT nas Ruas, junto pra de novo levar a Esperança ao Povo

O PT nasceu há 42 anos, a partir de um encontro entre o Movimento Sindical e da Juventude que se reorganizaram no combate a Ditadura Militar. O maior Partido que a Classe Trabalhadora forjou no ocidente e que nasceu a 42 anos, assentou suas bases na jovem classe trabalhadora e recebeu o reforço importante da juventude militante oriunda de organizações que lutaram contra a Ditadura ainda na Clandestinidade, do Movimento Estudantil e dos movimentos eclesiais entre outros.

Já no nascedouro o PT vira uma referência para a juventude, o que só se amplia com os anos e tem sua expressão pública maior em 1989, com a Campanha de Lula para a Presidência. O Jingle da Campanha anunciava “meu primeiro voto”, caracterizando muito bem a juventude que ali enxergava a perspectiva de um Brasil melhor.

De lá para cá, o PT mostrou a que veio. Lula e Dilma na Presidência da República, possibilitaram a realização de avanços que jamais o Brasil havia visto. E para a Juventude vieram a melhoria na Educação com o PROUNI, O REUNI, o PRONATEC e outros, além do FIES para os filhos da Classe Média. “O filho do pedreiro virou doutor” escreveu um formando em um cartaz, homenageando Lula.

Mas 42 anos depois daquele ano de 1980, de Fundação do PT, a Classe operária agora já não é mais a grande maioria entre os trabalhadores e a juventude “se vira” entre trabalhar para aplicativos que super exploram entregadores, motoristas e outros que no entanto muitas vezes nem tem a consciência clara de serem trabalhadores super explorados e se acham “empreendedores”, convencidos que foram pelo discurso hegemônico por hora vitorioso, que ganha corações e mentes com o uso das novas tecnologias e redes sociais nem existentes a época e agora muitas vezes ainda incompreendidas por aquela juventude de 1980, que já não é mais “juventude” em 2022.

O sonho do “filho do pedreiro virar doutor”, pode ser definitivamente enterrado pela privatização e pela elitização descarada do ensino público.

É tempo daqueles que já ocuparam o papel de jovens, passarem o bastão. Na verdade as vezes dá a impressão que houve um lapso ao não termos passado o bastão na corrida da Luta de Classes e talvez por isto mesmo, hoje seja um pouco mais difícil e dolorido o PT compreender as novas formas de combater o bom combate, tendo a Comunicação como arma estratégica e primordial.

Mas mesmo se demorou um pouco, a passagem inter geracional esta acontecendo e a gurizada começa a assumir o papel. Que esta gurizada esteja preparada para enfrentar as novas batalhas da Guerra Hibrida que já se fazem sentir nas ruas e nas redes, com a disputa de corações e mentes contra o protofascismo instalado entre nós pelo ultra neo liberalismo, a face mais sombria que a que o capitalismo chegou, e que se seguir, destruirá a maioria da humanidade e o planeta, só pra dele tirar riquezas inalcançáveis e desnecessárias para quem quer bem Viver nas nossas cidades.

Achei que esta Foto do Raul Pont, Jovem Lutador contra a Ditadura na década de 70, Professor, Ex Prefeito e Dirigente do PT, abraçando o Brunno Mattos, o guri que foi empossado ontem, em plena praça pública, como Secretário da Juventude do PT de Porto Alegre, pudesse bem simbolizar o que vivemos e sentimos ontem naquela praça.

É isto aí Gurizada. Seguimos na Luta, os Jovens de ontem e os de hoje, para eleger Lula Presidente e garantir uma vida digna para os jovens de amanhã, de ontem e de hoje!

Parabéns Bruno e jovens que assumem esta Secretaria neste tempo tão importante onde vamos “enfrentar a eleição de nossas vidas”, como disse o Senador Paim, ao falar da necessidade de fazermos o nazi fascismo voltar a ter vergonha de sair a rua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s