Água/privatização/Rio Grande do Sul/Saneamento

Justiça segue barrando a trapaça na CORSAN. Agora é preciso a CPI DA CORSAN pra escancarar a maracutaia do Leite

A Ação mantida, mostra que a CORSAN foi “vendida”, ou podemos dizer entregue a AEGEA, estranhamente a única a se interessar pela gigantesca e lucrativa empresa pública de água e saneamento. Segundo a Ação mantida pela Justiça, a CORSAN valeria mais que o dobro do que ela foi vendida, o que já mostra que o Leilão foi uma trapaça.

O “economês” usado para engambelar o povo e entregar a CORSAN, uma empresa pública que só fez bem ao Rio Grande, é dificil de compreender.

O que não é difícil de compreender, que 70% dos gaúchos são contra a Privatização da CORSAN e que Centenas de Prefeituras foram contra a Privatização e até chantageadas foram pra assinar acordos que possibilitassem a Privatização.

Mas é difícil de compreender que Deputados estejam em assinar ou não a CPI DA CORSAN, por que estariam valorizando mais uma meia dúzia de cargos no Governo que o Leite esta distribuindo e que valerão só por 4 anos, enquanto a Conta que os Gaúchos vão pagar por mais esta barbaridade do Governo Leite será paga por muitas gerações de gaúchos com água mais cara pra quem terá como pagar e água e saneamento nenhum pra quem não tiver dinheiro pra pagar.

Quem entrou com as Ações na Justiça, mostra que é uma aberração este Leilão onde só um Concorrente apareceu pra concorrer, embora a CORSAN atenda o RS todo e em 2020 deu Lucro de R$ 1,8 Bilhão e mais de 380 milhões em 2021. Dizem que só de dinheiro em Caixa, a CORSAN já tem mais de R$ 1,2 BI. Ou seja, se a tal AEGEA assumir, ela já terá muito dinheiro em caixa.

Isto é uma barbaridade. Se o Governo decidisse investir este dinheiro ao invés de fazer Caixa, melhoraria muito as condições de Água e Saneamento do Estado. Mas até aí foram criminosos. Deixaram de investir pra dar aparência de que “empresa pública não é bom¨e que bom mesmo é privatizar, como alardeia o Eduardo Leite pra todo canto.

A CPI serviria pros Deputados se redimirem de um erro que a Assembleia cometeu Legislativa cometeu, qual seja, o de retirar da Constituição do Estado a obrigação do Governo realizar plebiscito com o povo para ver se poderia vender ou não a CORSAN.

A CPI DA ORSAN serve também para verificar inclusive o desleixo proposital nos investimentos e a queda da Colocação do RS no ranking de Saneamento no Brasil, com toda esta grana no Caixa justamente pra melhorar esta condição.

Não fazer a CPI da CORSAN é assinar em baixo do crime de Lesa Estado que esta sendo cometido pelo Governo do Estado. É hora dos Deputados pensarem a longo prazo, e não só no prazo “da hora” que garante uma benesse aqui ou acolá, mas que literalmente vai tirar a água potável e o saneamento da boca e da casa de muitos gaúchos num futuro p´roximo.

Print da ZH de Hoje, 27/03

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s