privatização/Rio Grande do Sul

Em Ato Simbólico representando centenas de Prefeituras, Prefeito de São Sepé rasga aditivo que facilitaria a Privatização da CORSAN

A privataria da CORSAN, vergonhosamente aprovada por Deputados que vergonhosamente se posicionaram contra seus próprios eleitores, agora tem a Resistência dos Prefeitos de Pequenos e Médios Municípios que sofrerão as duras consequências da privataria tucana do Eduardo Leite.

O prefeito João Luiz Vargas, na manhã desta segunda-feira (25), fez o ato simbólico de rasgar a proposta de aditivo contratual enviada pela Corsan para deixar a prestação de serviço de São Sepé apta à privatização. A companhia quer mudar cláusulas que possibilitam a venda da operação do sistema local pelo Governo do Estado.

Um dia após o Encerramento do Plebiscito Popular Sobre as Privatizações no RS, João Luiz Vargas, Prefeito de São Sepé rasgou o Aditivo contratual que permitiria a CORSAN entregar a prestação de serviços do Município a Iniciativa Privada.

A Apuração do Plebiscito que teve milhares de votos pela INTERNET mas outros tantos em cédulas de Papel ainda não teve sua apuração concluída, mas pesquisas anteriores davam conta que 70% dos gaúchos são contra privatização da CORSAN, BANRISUL E PROCERGS

Segue artigo Do Blog do Claudemir Pereira

O prefeito João Luiz Vargas, na manhã desta segunda-feira (25), fez o ato simbólico de rasgar a proposta de aditivo contratual enviada pela Corsan para deixar a prestação de serviço de São Sepé apta à privatização. A companhia quer mudar cláusulas que possibilitam a venda da operação do sistema local pelo Governo do Estado.

“O Governo do Estado está distorcendo o que diz o novo marco do saneamento básico, puxando para novembro uma decisão que os prefeitos têm que tomar só lá em março do ano que vem. E o que muda é a possibilidade de operações regionais, não tem a ver com a exclusão da cláusula do contrato de que a prestação deve ser pública”, disse o prefeito.

Além disso, João Luiz lembrou que o ato de rejeitar a privatização é embasado não no seu posicionamento pessoal ou ideológico, mas sim nas questões técnicas e viabilidade política, uma vez que a própria Câmara de Vereadores já se manifestou sobre o assunto.

“Em março de 2021, o Poder Legislativo por unanimidade aprovou moção de repúdio nº 11/2021, contra a privatização da Corsan. Como qualquer assunto relativo à esta concessão pública passa pelas Câmaras de Vereadores, já tenho um não rotundo do Parlamento a proposta de aditivo encaminhado nesta semana”, concluiu.

O Governo do Estado alega que só conseguiria buscar recursos para atendimento das metas do Novo Marco do Saneamento Básico com a venda da Corsan, vez que os prazos estipulados nos contratos com os municípios são mais longos do que aqueles indicados em legislação federal aprovada recentemente. A lei, porém, abriu possibilidades para viabilizar os serviços nos municípios, ou nas regiões, por meio de sistemas locais ou regionais, onde aqueles sistemas superavitários compensassem áreas cujo preço da tarifa não cubra os custos de operação.

O prefeito João Luiz, entre outros prefeitos do Estado de municípios médios e pequenos, busca alternativas para que a concessão possa se viabilizar sem ampliação da tarifa ao cliente final, já que a proposta do Governo do Estado já indica a possibilidade de incremento de valores para custear os investimentos para universalização dos serviços, que deve ocorrer até 2033, pelo Novo Marco do Saneamento Básico.

Um pensamento sobre “Em Ato Simbólico representando centenas de Prefeituras, Prefeito de São Sepé rasga aditivo que facilitaria a Privatização da CORSAN

  1. Lamentável que quem se coloca como pre candidato a presidente da República prova não ter palavra. Eu como gaúcha vi uma das últimas chamadas de campanha de governador, garantir que não privatizaria CORSAN e BANRISUL.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s