energia/Lula/Tecnologia

Venda de Aviões, Fábrica de Carros Elétricos, Investimentos em Energia e Ferrovias na Pauta de Lula na China

viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, maior parceiro comercial do Brasi é estratégica para o país e para o desenvolvimento de novos negócios que vão da venda de aviões para Embraer ao aumento da pauta de exportação agrícola, passando pela instalação de uma fabricante chinesa de carros elétricos na Bahia.

O ministro Carlos Fávaro, por exemplo, já está na China.

A expectativa de interlocutores ouvidos pelo GLOBO, é que durante a visita seja negociado a aquisição de 20 jatos comerciais da Embraer para os chineses. Fontes do governo e do setor privado estimam que as negociações sejam concluídas já na semana que vem.

Outra negociação em andamento diz respeito à aquisição das instalações da antiga fábrica da Ford, na Bahia, pela fabricante de carros elétricos BYD. Conforme antecipou O GLOBO na primeira semana de março, Lula esta levando à China uma proposta final para que a empresa chinesa assuma a fábrica, que fechou suas portas há cerca de um ano.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que a viagem de Lula à China deve abrir mercado para pecã, gergelim, frangos, suínos e até farinha de osso.

Com pouco dinheiro em caixa e em busca de investimentos para obras de infraestrutura, os governos da China e do Brasil discutem a retomada de um fundo para projetos sustentáveis, com destaque para ferrovias.

Segundo uma fonte, as sinalizações têm sido positivas e os recursos podem superar US$ 20 bilhões. No entanto, há dúvidas se sairia um acordo ainda durante a visita de Lula.

São também esperados acordos para a produção de energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio verde. Há articulações para tratados envolvendo governos estaduais, como os do Nordeste.

Na quinta-feira, empresários do agronegócio e de outros setores ficaram eufóricos com a notícia sobre a liberação das exportações de carne bovina para China. Antes de constatar que um caso de “vaca louca” no Pará era atípico, o governo brasileiro suspendeu os embarques para o país asiático e aguardava o sinal verde das autoridades sanitárias chinesas para retomar os embarques.

Um pensamento sobre “Venda de Aviões, Fábrica de Carros Elétricos, Investimentos em Energia e Ferrovias na Pauta de Lula na China

  1. Brasil é parceria da Chinaglia da China mais China não é parceria do Brasil. Qual comércio que os brasileiro tem na china . Mais veja como Brasil esta cheio de lojas chilingue. Muitos dos pequenos comerciantes brasileiro fecha as portas pois não tem como concorre

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s