Chico Buarque, Zélia Duncan, entre outros músicos e artistas reinauguraram o Movimento Ocupa MinC no Rio de Janeiro, após um show histórico na casa de shows Canecão – que estava fechada há seis anos. Os ativistas haviam sido despejados pela Polícia Federal depois de 70 dias ocupando a sede do MinC no edifício Palácio Gustavo … Continuar lendo
Arquivo da categoria: Cultura
Sinopse: Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert (Por Sérgio Lima de Oliveira)
O filme ‘Mãe só há uma’, nas palavras da diretora, Anna Muylaert: “Esta é minha nova flor, é um filme sobre uma história famosa que aconteceu no Brasil (o caso Pedrinho, levado de uma maternidade em 1986, e localizado 16 anos depois). Não é sobre se sentir bem, mas sobre ser autêntico. Esta é uma flor … Continuar lendo
Lei de Fomento à Periferia de SP inova e reconhece dimensão territorial da cultura (Por Raquel Rolnik)
Do Blog da Raquel Rolnik Depois de uma intensa mobilização de coletivos culturais com atuação inscrita nas bordas da cidade, o primeiro edital do Programa de Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo foi lançado nesta quarta-feira, 3/8. O programa é resultado da aprovação daLei 16.496/16, elaborada pelo Movimento Cultural das Periferias, em diálogo com a … Continuar lendo
Sinopse: “Nise – O Coração da Loucura” (Por Sérgio Lima de Oliveira)
O filme, ‘Nise – O Coração da Loucura’ conta a história real de uma das mais importantes mulheres brasileira. Sua atuação revolucionária, através de um método baseado no afeto e na utilização da arte como terapia, com os internos do manicômio de Engenho de Dentro – Centro Psiquiátrico Nacional, renomado Hospital Pedro II, nos anos … Continuar lendo
Artistas e intelectuais lançam campanha ‘canta a democracia’ contra o golpe
“Serão dois grandes espetáculos, um no Rio de Janeiro, outro em Nova York. Arte, música, vídeo e poesia no palco com um único objetivo: defender a democracia brasileira”, diz texto de divulgação da campanha que arrecada fundos para a iniciativa de “artistas e nomes fundamentais da cultura brasileira que se uniram, voluntariamente, para denunciar o … Continuar lendo
Tom Zé:”Hitler está vivo no Brasil. São os que estão no poder”
Tom Zé no festival Mimo Entrevista do Diário de Notícias de Portugal com o músico brasileiro Tom Zé, que atuou no primeiro dia do festival Mimo, em Amarante. A Lu Araújo, diretora do Mimo, diz que foi uma guerra para o trazer aqui. Porquê? Eu estou fazendo um disco, dos meus 80 anos, e estou … Continuar lendo