Por Renata Sequeira, Pescado do Sitio do Governo do Rio
Na pauta, o Programa Nacional de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho
Dois representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) participaram na manhã desta terça-feira, dia 15, da reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os gestores municipais da assistência social dos 92 municípios do Estado, na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Luiz Muller, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e Lídia Barbosa, do Programa Nacional de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho fizeram uma apresentação dos dois programas do governo federal que estão no âmbito do Brasil sem Miséria, que visa a erradicação da pobreza extrema no país.
O Programa Nacional de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho tem como objetivo promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social. Para o governo federal, a atuação da assistência social, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), vai ser de extrema importância porque caberá a essas equipes, que poderão ser contratadas através de recursos federais, identificarem as demandas do território e encaminhá-las para os cursos oferecidos pelo Pronatec.
“Não é possível garantir emprego para todos, mas podemos assegurar que haja para a maioria do nosso público. Dos 92 municípios do Estado, 53 já aderiram ao Pronatec, quando a iniciativa era voltada apenas para as cidades com mais de 80 mil habitantes, o que não é a nossa realidade, já que a composição do nosso Estado é, em sua maioria, de municípios de pequeno e médio porte. O momento é o de potencializar o que está sendo feito e aproveitar as oportunidades que estão sendo construídas no Brasil sem Miséria e, no caso do Rio, o Rio sem Miséria, plano que colocou nosso Estado na vanguarda do combate à pobreza”, explicou a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma
de Azeredo.