Uncategorized

No 154º aniversário da Caixa, Sindicato faz ato em defesa da Caixa 100% pública

Do Site do Sindicato dos Bancários do DF

Nesta segunda-feira (12), dia do aniversário de 154 anos da Caixa Econômica Federal, o Sindicato realizou grande manifestação para parabenizar os empregados e empregadas que ajudaram a construir a empresa. Na ocasião, os dirigentes sindicais destacaram a importância da Caixa para o desenvolvimento das políticas sociais do país, e conclamaram os trabalhadores a lutarem pela manutenção do banco com capital 100% público, em ato no Matriz I.

Durante a manifestação, realizada no início da tarde, o Sindicato também inaugurou a campanha de fortalecimento da Caixa, e convida os empregados a postarem nas redes sociais fotos com os colegas de trabalho com a hashtag #caixa154publica. As fotos serão compartilhadas nas páginas do Sindicato nas redes sociais.

A Caixa tem importante papel a serviço da população brasileira, com atuação no desenvolvimento econômico, na viabilização das políticas sociais do governo e na oferta de crédito para a população em geral.

Apesar do papel social da Caixa, o governo divulgou em dezembro de 2014 que estuda abrir o capital da empresa e colocar uma parte das ações da empresa à venda no mercado.

“Nós temos que informar a todos os trabalhadores da Caixa que não é bom negócio abrir o capital da empresa para venda, e temos que convencer a presidenta Dilma, seja por meio de negociação ou por pressão dos trabalhadores. A Caixa é um patrimônio de todos os brasileiros e não pode virar patrimônio de investidores internacionais. O que parece ser bom negócio agora pode se tornar um problema muito sério no futuro. Nós sabemos que todo o sistema financeiro deve estar a serviço dos brasileiros, não só a Caixa, mas principalmente ela, que deve permanecer como instrumento de políticas públicas que devem, inclusive, ser ampliadas”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

“Abrir o capital da Caixa interessa a quem? Ao mercado. Os empregados e a sociedade não precisam de uma empresa fatiada e aberta ao mercado. A Caixa deve continuar 100% pública e a serviço da população brasileira”, destacou o secretário de Divulgação e Comunicação do Sindicato, Adilson Sousa, que também é empregado da Caixa.

Caixa 154% pública

Em referência ao aniversário da Caixa e à importância da manutenção da empresa pública, o Sindicato distribuiu um bolo aos empregados com a frase ‘Caixa 154% pública’.

A manifestação também teve apresentação musical, balões e o tradicional parabéns para a Caixa.

Faixas com os dizeres ‘Abrir o capital da Caixa é retirar os direitos dos trabalhadores da empresa’ e a ‘Caixa foi construída graças ao trabalho e à luta dos empregados’ mostravam que os empregados estão atentos aos acontecimentos e dispostos a lutar pela manutenção da Caixa 100% pública.

“No aniversário de 154 anos da Caixa, nós comemoramos o esforço dos empregados e empregadas em fazer da Caixa uma instituição forte e de referência no país. O que nós não queremos, e não precisamos, é da abertura do capital da instituição, que tem um viés social muito importante. Precisamos é de mais contratações e melhores condições de trabalho para os empregados”, destacou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa.

“A Caixa realiza o sonho de muita gente. A empresa fomenta a economia e dá oportunidades a população com os programas desenvolvidos. O Estado não pode abrir mão de uma empresa em favor de políticas públicas para se tornar um banco com objetivo meramente comercial, em que as decisões são pautadas apenas no lucro e de acordo com as estratégias dos investidores. A Caixa 100% pública tem que continuar”, completou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Ferreira.

Ao destacar a importância da manutenção da Caixa 100% pública, o representante eleito pelos empregados ao Conselho de Administração da Caixa, Fernando Neiva (efetivo), comentou o ato realizado pelo Sindicato nesta segunda. “Hoje, no aniversário da Caixa, é dia de comemorar porque a Caixa é motivo de orgulho para nós, empregados, pelo trabalho que desenvolve na área de políticas públicas e serviços à população. Por outro lado, também devemos ficar atentos ao duro golpe que pode ser dado se o capital da Caixa for aberto. Isso significa abrir as portas para um processo de privatização e nós somos totalmente contrários a isso. A Caixa é uma empresa estatal e sempre cresceu assim. Os trabalhadores devem se unir cada vez mais pelo fortalecimento da empresa”, ressaltou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s