Uncategorized

Onda Fascista: Violência policial contra jovens e prisão de jornalistas em ocupação no RS

Jornalista do JÁ se identificou à BM: “Pra mim tu ‘tá’ junto”

Por Ramiro Furquim/Jornal Já

2016.06.15 – Porto Alegre/RS/Brasil – Repórter do Jornal Já é preso durante cobertura de ocupação da Secretaria Estadual da Fazenda. Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já

Do Jornal JÁ

Passava do meio-dia, o repórter do Jornal Já postava em seu perfil no facebook: “Acabo de ser preso pela Brigada Militar enquanto trabalhava cobrindo a ocupação da secretaria da Fazenda. Muita truculência com estudantes que queriam diálogo”.

Logo depois, ligou para o editor do jornal e avisou que estava sendo levado para o DECA. Minutos antes o repórter tentou sair do prédio alegando que era da Imprensa. Ouviu do capitão Trajano: “Para mim tu tá junto”
– “Estou cobrindo a pauta” respondeu. Foi ignorado

Depois disso o repórter ficou incomunicável pelo telefone celular. Foi autuado como manifestante. Já na 3ªDPPA onde foi encaminhado não falou mais nada seguindo orientação da advogada dos manifestantes para somente se manifestar em juízo.

Por volta das 15h45 Chaparini foi levado ao DML no Palácio da Polícia, fazer o exame de delito, foi quando foi possível que pudéssemos conversar com ele. Matheus reafirmou que a ação da Brigada Militar foi muito truculenta. “Spray de Pimenta aos montes” relatou. Enquanto eram levados Matheus registrou imagens e vídeos. Ao sair do DML Matheus disse a todos em alto e bom som: “Estava trabalhando e ganhando meu sustento e fui preso.”

Antes de ser detido na 3ªDPPA, Matheus entregou o celular para um advogada que estava acompanhando o grupo. O celular está com a família e o material está com o Jornal JÁ.

Matheus foi acusado de 4 crimes, igual aos outros ocupantes: Corrupção de menores, organização criminosa, esbulho possessório e dano ao patrimônio público.

Chaparini já foi encaminhado ao presídio central. Junto com ele estava um outro jornalista, Kevin, que fazia um documentário independente e também foi preso. Chaparini foi liberado por volta das duas da manhã e está em liberdade provisória.

gás

Brigadiano joga gás em jovens sentados na ocupação da Secretaria da Fazenda. Ele se abaixa para ver o efeito do gás nos jovens

Leia também:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s