economia

Temer “entrega”BB e Caixa ao “Mercado”:Juros dos Bancos Públicos agora são mais caros que dos privados

CAIXA E BB AGORA TÊM JUROS MAIS ALTOS DO QUE BANCOS PRIVADOS

A política de manter os bancos públicos com taxas de juros mais baixas, adotada pelos governos de Lula e Dilma, foi deixada para trás com Michel Temer; o movimento foi suficiente para mudar radicalmente o ranking do crédito do Banco Central; se no passado recente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal operavam os juros mais baixos, agora as duas instituições já cobram algumas das maiores taxas; entre os cinco grandes, o BB tem o maior juro no financiamento de veículos e a Caixa opera o segundo maior no crédito rotativo do cartão de crédito.

Pois então! São duas visões antagônicas. Uma é a do Nacional desenvolvimentismo, que coloca os bancos públicos a financiarem o desenvolvimento, oferecendo para isto condições melhores de crédito. Foi isto que os governos do PT fizeram. Não tanto quanto precisava ser feito, mas mesmo assim, o que foi feito baixando juros e fazendo os bancos privados baixarem juros, nunca antes havia sido feito. Agora, com o golpe, saí o nacional desenvolvimentismo e entra o “Mercado”. E no “mercado” financeiro, quem já tem muito tem mais facilidade e quem tem pouco não tem mais nem direito de entrar, por que os juros ficam mais caros. O Golpe foi um acordo entre os maiores corruptos do Brasil e os banqueiros nacionais e internacionais. E agora os Juros dos bancos públicos ficam mais caros que o dos privados, e quem quiser, vai buscar crédito onde os juros são mais baratos. Entendeu a lógica. Temer e sua trupe de tucanos fazem concorrência ao contrário: aumentam os Juros da CAIXA e do BB, para que as pessoas e empresas peguem crédito nos bancos privados. E é bom dizer antes que alguém venha fazer comentários equivocados: O Banco do Brasil e a Caixa davam lucro, mesmo cobrando juro menor e mesmo assim financiavam micro e pequenos empreendedores, que são grandes geradores de empregos. Se a vida já estava difícil para os pequenos, vai vendo, por que só vai piorar. (Comentário do Blogueiro)

Brasil 247 A política de manter os bancos públicos com taxas de juros mais baixas, adotada pelos governos de Lula e Dilma, foi deixada para trás com Michel Temer. Em algumas linhas de crédito, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal passaram a cobrar mais caro para fazer frente à crise e aumentar a rentabilidade, diz reportagem do Estado de S.Paulo.

“Bancos públicos foram na contramão da concorrência e ajustaram gradualmente o juro cobrado dos clientes nos últimos meses. O movimento foi suficiente para mudar radicalmente o ranking do crédito do Banco Central. Se no passado recente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal operavam os juros mais baixos, agora as duas instituições já cobram algumas das maiores taxas. Entre os cinco grandes, o BB tem o maior juro no financiamento de veículos e a Caixa opera o segundo maior no crédito rotativo do cartão de crédito.

Após o estouro da crise em 2008, bancos estatais foram protagonistas quando os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff incentivaram o consumo via queda de juros. O plano, porém, mudou. No ano passado – ainda no governo Dilma – os dois bancos federais começaram a elevar lentamente os juros em reação à subida da taxa Selic e diante de necessidade de melhorar a estrutura de capital, como revelou o Estado no início do ano.

Com a chegada de Michel Temer ao Palácio do Planalto, o movimento ganhou velocidade. Em maio, o peemedebista indicou Paulo Caffarelli para a presidência do BB e Gilberto Occhi para a Caixa. Sob o novo comando, os dois bancos adotaram o discurso de recompor receitas para recuperar a rentabilidade perdida nos anos de ação mais agressiva. Pouco mais de quatro meses com a nova chefia e as instituições já exibem juros bem próximos dos concorrentes. Às vezes, até maiores.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s