Lula

Nelson Jobim escreve contundente artigo em defesa de Lula

JobimNelson Jobim: quando Lula será preso?

Jurista, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal

Na Zero Hora

É pergunta recorrente.
Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.
Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…”
Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa.
Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado.
Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo.
Pergunto do que se está falando.
A resposta é genérica: é a Lava-Jato.
Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais.
Quais as acusações?
Nada sobre fatos, acusações e processos.
Alguns referem-se, por alto, ao Sítio de … (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT…
Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo que não lembram.
E completam: “está na cara que tem que ser preso”.
Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso!
[Lembro da ironia de J.L. Borges: “Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio”.]
Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar.
Dizem: “Essa gente é maluca; esse país não dá…”
Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos?
Por que a desnecessidade de uma sentença?
Por que a presunção absoluta e certa da culpa?
Por que tal certeza?
Especulo.
Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação.
Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança.
Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas.
Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios.
Lutam por “uma verdade” e não “pela verdade”.
Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível.
Outros, simplesmente são meros espectadores.
Nada é com eles.
Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam.
Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.
Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.
Exige repressão.
Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais.
A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio.
Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

ajude-a-manter-o-blogAPOIE O LUIZ MÜLLER BLOG. CLIQUE AQUI E FAÇA UMA ASSINATURA DE APOIO

20 pensamentos sobre “Nelson Jobim escreve contundente artigo em defesa de Lula

  1. Pingback: Nelson Jobim escreve contundente artigo em defesa de Lula — Luíz Müller Blog – Contramedia

  2. Muitas dessas pessoas mal podem disfarçar o seu ódio de classe.
    Não suportam o que o Lula tentou fazer, diminuir um pouco a colossal desigualdade social. Isso pra eles é uma afronta.
    De tão acostumados a terem a Justiça a seu serviço, esperam que ela possa condenar um desafeto sem provas.
    Esse episódio é um pequeno retrato desse país de filhos e netos de coronéis.

    • Mas o pior são os pobres alienados as causas da elite sem nem saber o porque, filhos da miséria se opoem a quem tanto lhes fez bem

  3. Devido a ocorrências e muitos problemas durante o desenrolar das investigações, declarações dos Juizes em rede nacional de tV, pereguição ao acusado de todas as formas e ainda vazamentos ilegais na delação premiada de marcelo Odebrech e outras irregularidades absurdas cometidas por essa instancia Federal… Entendo que a vara de Curitiba não tem mais capacidade moral e nem credito para julgar o processo contra o Ex Presidente Luis Inácio Lulla da Silva. Que este processo seja transferido para outro orgão da justiça. Sem tirar sua culpabilidade ou inocenta-lo antecipadamente, ele merece esta mudança, por tudo que fez pelo Brasil.

  4. Olha. Vamos por um pouco de luz sobre as coisas aqui.
    Estamos aos poucos, tendo conhecimento de que os fatos eram imensamente mais amplos do que podíamos TODOS imaginar. Eu mesmo fui pego de surpresa quando vi na lista do Facchin ontem o nome “Onix Lorenzoni”, recentemente tinha passado a admirar a forma inteligente das suas proposições, em especial num discurso em que criticava a reforma da previdência – coisa da qual sou a favor.
    Como assim? Pera ae. Tá ficando ainda mais confuso. Não, na verdade é bem simples, só tô dizendo que se precisar mudar de opinião amanhã, porque descobri que estava errado hoje, eu mudo, simples. Diferentemente do que vocês fazem. Vamos recorrer também a Nietzsche “as convicções são mais inimigas da verdade do que a mentira”. Ora, se esse dito serve para criticar a atitude dos que seguem pedindo a prisão de Lula – que vai acontecer para frustração de vocês – pelo seu conceito convicção é pior que mentira” serve para criticar vocês também, que diante deste mar de merda, tem se mostrado incapazes de se desapegar de alguns paradigmas políticos e aceitar que este país precisa de mudança! Não conseguir lidar com a necessidade de mudar de opinião quando já se percebeu que se está errado TAMBÉM É BURRICE.
    Desculpa meu caro amigo S. S. (que tentou ser irônico me marcando nesse post) pela sinceridade, mas cara, quantas vezes que discutimos Lula e que a única tecla que bato é: partindo do pressuposto do bom-senso, tu realmente acredita que o Lula esteve aquém de tudo isso que aconteceu? E porque eu vou por esse caminho? Porque a mim, de verdade mesmo, foda-se se ele roubou muito ou pouco; importa que ele traiu a gente, e quando digo a gente, digo inclusive à mim, porque na faculdade em idos de 2009 a gente olhava pro fenômeno Petrobras e não conseguia entender, cara, num curso de contábeis, ou você consegue entender um fenômeno financeiro, ou volta e começa de novo… e ficávamos impessionados dizendo, goste ou não do Lula, o cara é foda! É um gênio!
    Porra, nem 10 anos depois, vem a conta! Vem à tona o que realmente estava acontecendo. E aí meu caro, PUTA QUE PARIU como é que vocês ainda não entenderam que TUDO não passou de armação? Quer gostar do Lula? Goste porra. Fazer o que? Agora, vamo usar um pouquinho só a cachola e ver que quando o assunto é política nesse país, é de extrema urgência que se façam mudanças, são sempre as mesmas figuras, fazendo as mesmas merdas, e gente penando sempre pelos mesmos problemas! Puta que pariu! O ferro entrando no cu noite e dia, e aí invés de virar o rabo pra parede só pra defender um pouco as hemorróidas, não, preferem deixar o cu livre no caminho da pica, pra morrer abraçado numa bosta de fanatismo que nem faz mais sentido.
    Espero ter sido claro.

    • Caraca amigo contador Jeankel; cuidado pra não se envenenar com tanto ódio, pois, a menos que vc pertença a pequena elite econômica, cego já estás. Ao contrário do q me parece q seria seu objetivo, não demostras sensatez alguma, aliás cai como uma ilustração ao texto q originou a discussão. Não há boa vontade alguma para com a verdade em suas palavras, apenas uma convicção autoritária. Quanto a serem sempre os mesmos a saquearem o país, concordamos aí, bastou aparecer outros, ainda q em coluio com os de sempre, para q os primeiros dessem mais um golpe no país, golpe orquestrado por um poder ecnômico q hilariamente tem o apoio de pessoas como vc. Q pensam q sentar-se-am à mesa com eles, ou os admira por falta de humanidade e baixo estima? Meus pesames iludido amigo.

    • JEANKEL…….BASTA LEMBRAR QUE SEU COMENTÁRIO É POR PURA CONVICÇÃO !…COMO PODE…CONDENAÇÃO SEM FATOS, SEM PROVAS ! REALMENTE A CONVICÇÃO É PIOR QUE A MENTIRA ! E O TAL CONCEITO DA ELITE…..UM METALÚRGICO PRESIDENTE DO BRASIL !

    • Não consigo entender por que de tanto ódio! Mas não consigo entender principalmente o por que desse povo usar tanto palavrão quando vão argumentar algo contra quaisquer que sejam os argumentos esquerdista… kkkkk Deve ser por se tratar de pessoas com pouca inteligência ou mesmo pouca educação(essa dada pelos pais). Outra ponto forte nesse comentário, foi a questão de Lula por estar no meio de laranjas podres não ter feito parte disso. Esse desacreditar que alguém possa não entrar em conluio com as coisas erradas que outros fazem, deixa claro para mim que, ou vc se corromperia se estivesse no meio de corruptos, ou já se corrompeu várias vezes e agora não acreditar que existem pessoas diferentes de você!
      Perceba a diferença… Não me utilizei de nenhum xingamento, de nenhuma ofensa e de nenhum palavrão para expor meu pensamento quanto ao seu comentário!

    • Todo idiota que é contra o PT e consequentemente é contra o LULA é sempre raivoso, se acha com inteligencia acima dos que são contrários a opinião deles … Geralmente numa discussão sobre política, gostam de falar palavrões, xingar os outros e não tem educação para ouvir as opiniões contrárias …. EM SUMA: SÃO UNS IGNORANTES MANIPULADOS PELA MIDIA ….

  5. Brasileiro acha que convicção é prova e quer condenar e eliminar devido as convicções ,ate um tal de DALLAGNOL,chegou a aludir sobre não temos provas mas, temos convicção,Lula não roubou .

  6. Excelente! Sempre que vêm acusando Lula ou chamando-o ladrão eu pergunto qual o crime e as respostas são sempre vagas. Esse ódio é fruto das mídias incendiárias.

  7. Dias atrás tomei a iniciativa de pedir que em minha rede de amizades do facebook todos aqueles que concordam, apreciam as atitudes de Bolsonaro ou vão votar nele me excluíssem da rede. Isso que escrevi foi junto a uma notícia que dizia que Bolsonar tinha sido “eleito” por um determinado jornal (?) australiano o político mais execrável do planeta por tudo o que tem dito em várias situações envolvendo o que pensa das mulheres, dos homossexuais, dos negros e nada lhe acontece. E eu não o julguei pelo que li na noticia, mas pelo que vejo em vídeos, já que ele não se importa com o que diz. E veja o que uma pessoa me disse:
    “Achei desnecessário. Não excluo as amizades e pessoas das minhas redes sociais por divergências políticas, mas é apenas a minha opinião e respeitarei a sua. E tendo em vista o respeito e consideração que tenho por vc, como pessoa e como profissional, excluirei.

    Acho uma pena.”

    Foi bom revê- lo.
    Desejo sorte e sucesso em sua caminhada.”

    Não respondi a sua mensagem.
    Não sei por enquanto o que dizer. Só acho que ela é muito parecida com essas pessoas que condenam alguém sem provas, sem refletir, mas apoiam figuras homofóbicas, racistas e sexistas facilmente comprovados pelos seus atos gravados em público.
    AWARNER

  8. Até aqui tenho visto um ódio fabricado pela mídia televisiva que não tem provas, mas querem desconstruir a imagem do maior Estadista que esse país já teve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s