Uncategorized

Taxa de desemprego já chega a 17% em Porto Alegre

Do Vereador Adeli Sell

Para ler, pensar, refletir e tomar medidas…

Taxa de desemprego em Porto Alegre aumenta mais de 17%

Com a crise econômica do país ainda presente no mercado de trabalho, a taxa de desemprego aumentou por dois anos consecutivos em Porto Alegre. Segundo as informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), o número de desempregados aumentou 17,58% no ano passado, tendo 7,5% da população economicamente ativa (PEA) de Porto Alegre desempregada em 2015 e 9,1% em 2016.

Conforme pode ser observado na série histórica do Observa POA, de acordo com os dados da PED-RMPA, a taxa de desemprego em Porto Alegre apresentou uma melhora de 2010 a 2014 e teve seu declínio em 2015 e 2016. Clique aqui para ver.

Já a taxa média de desemprego entre os jovens (14 a 29 anos) vem aumentando há três anos, tendo 11,30% em 2014, 15,40% em 2015 e 17,30% no ano passado. Veja o gráfico aqui.

Comparando a taxa de desemprego entre jovens, homens e mulheres, o desemprego feminino foi o que mais aumentou, tendo uma piora de 22% e contabilizando assim a média de 10% da população economicamente ativa feminina de Porto Alegre desempregada.

Comentário do Blogueiro:
Quando Lula e Dilma governavam o Brasil e Tarso Genro governava o Rio Grande, as taxas de desemprego foram as menores registradas na história. Em muitas cidades chegamos ao patamar de pleno emprego. Como? fazendo o capitalismo funcionar. Com a política de aumento do Salário mínimo e consequente aumento dos demais salários, os trabalhadores e também os mais pobes, com o bolsa família, movimentavam a economia, que com isto grava mais empregos e portanto fazia a roda girar.

Desemprego porto alegre

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s