Porto Alegre

Carris “está com os dias contados”, ameaça Nelson Marchezan

A CARRIS, JÁ PREMIADA COMO A MELHORES EMPRESA DE TRANSPORTE PÚBLICO DO BRASIL, ESTA SENDO DILAPIDADA POR MARCHEZAN E O OBJETIVO É A SUA ENTREGA A INICIATIVA PRIVADA (Comentário do Blogueiro)

A  matéria do Correio do Povo

Na Rádio Guaíba, prefeito anuncia que quer Prefeitura deverá se desfazer da companhia de ônibus

Marchezan anunciou que prefeitura quer se desfazer da Carris | Foto: Alina Souza

Marchezan anunciou que prefeitura quer se desfazer da Carris | Foto: Alina Souza

 

A Carris, como empresa pública, “está com os dias contados”. Com estas palavras, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, sinalizou que o Executivo busca uma alternativa fora da gestão municipal à companhia de ônibus. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta terça-feira, ele evitou confirmar que trata-se de uma ideia de privatização, mas enfatizou que não há como administrar a empresa.

“A gente já fez uma análise financeira da Carris. É inviável ser administrado pela máquina pública. A manutenção é mais cara, a despesa de pessoal é muito mais cara. Não é um setor que a máquina pública consiga concorrer com o privado”, argumentou.

Conforme ele, a Carris consome dos cofres municipais R$ 60 milhões por ano. “Tira (dinheiro) da saúde e da educação”, citou. “A Carris tem que parar de ser administrada pela máquina pública. Se isso vai ser privatização, eu pergunto: quem quer comprar?”

Passada a análise das contas da Carris, segundo Marchezan, o formato jurídico para se desfazer da empresa será definido em um segundo momento. “Como a gente percebeu, a gente vai buscar alternativas de como não ter mais esta despesa”, explicou ele, sem dar uma previsão de prazo para que se encaminhe a alternativa para o futuro da companhia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s