Agricultura/Reforma Agrária

MST abre colheita do arroz agroecológico nesta sexta-feira (16) no RS

Arroz
Evento será realizado no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza nesta sexta-feira (16), no Rio Grande do Sul, a 15ª Festa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico. O evento, que acontecerá no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, integra a programação da 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz.

Conforme Emerson Giacomelli, coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST, o evento deverá reunir cerca de 1,5 mil pessoas de todas as regiões do estado e de outros países, entre elas Sem Terra, consumidores, pesquisadores, deputados estaduais e federais e lideranças de movimentos populares. “É um momento de confraternização, de valorização do nosso trabalho. É onde agricultores, consumidores, técnicos e pesquisadores se encontram. Também é um momento de reafirmação da continuidade do nosso projeto”, explica.

A atividade começa às 8h30, com o ato oficial da abertura da colheita. Este primeiro momento será realizado numa lavoura de arroz. Após, às 11 horas, na Comunidade Setor A, terá o painel “Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional”, com o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile. Depois, haverá saudação de autoridades, pronunciamento de representante do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e confraternização.

Safra 2017-2018

Atualmente, o MST é reconhecido pelo Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) como o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Para a safra 2017-2018, o Movimento estima colher mais de 24 mil toneladas do alimento, que é comercializado por meio da marca ‘Terra Livre’ e produzido por 501 famílias. Estas, estão organizadas em 70 grupos de produção, em 21 assentamentos e em 16 municípios gaúchos.

O cultivo ocorre em 5.513 hectares, sendo que o Assentamento Filhos de Sepé produz a maior área — 1.600 hectares. Todo o processo, desde a produção até a comercialização, é coordenado pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico.

Confira a íntegra da programação

8h30 – Ato Oficial de Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico. Local: lavoura;
11h – Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional. Expositor: João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Local: Comunidade Setor A;
12h– Composição da mesa e saudações de autoridades
12h 30 – Fala de representante do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico
13h – Almoço
14h – Confraternização
16h – Encerramento

Serviço
O quê? Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico
Quem? MST/RS
Quando? 16 de março, a partir das 8h30
Onde? Assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS

Informações à imprensa
Catiana de Medeiros, assessoria de imprensa MST/RS: (51) 9 9981-7481

2 pensamentos sobre “MST abre colheita do arroz agroecológico nesta sexta-feira (16) no RS

  1. Oi, Muller. Parabéns pelo blog e viva ao MST. Só não sei qual a diferença entre arroz Agroecológico e orgânico. Já publicaste um texto explicando isso?
    Abraço, Marco Antonio Schuster.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s