Educação

Nó tático: 16 CREs são bloqueadas por educadores grevistas e estudantes nesta sexta-feira no RS

Em mais uma demonstração de enraizamento da greve em todo o estado, 16 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) amanheceram bloqueadas nesta sexta-feira (22).

As CREs são órgãos públicos vinculados à Secretaria da Educação (Seduc), responsáveis por gerir os recursos humanos e operacionalizar as políticas da pasta nas mais de 2 mil escolas do estado.

O funcionamento dos prédios foi inviabilizado pelos manifestantes, que interditaram a entrada com cadeados e correntes.

Com gritos de ordem e cartazes em repúdio ao pacote do Executivo, e pedindo respeito aos direitos históricos da categoria, os grupos chamaram atenção para as consequências dos ataques do governo. Na maioria das regiões, as Coordenadorias acabaram dispensando os funcionários ainda no turno da manhã.

Na 1ª CRE, a professora e funcionária da coordenadoria, Janaina Quiroga, pegou o microfone e aderiu ao movimento. “Nós não estamos lutando por férias. Estamos lutando para que os meus netos, os filhos dos nossos alunos tenham escola de qualidade e gratuita!”, afirmou.

Os educadores gaúchos estão em greve por tempo indeterminado desde a última segunda-feira (18).

Desde então, cresce diariamente, em todo o Estado, o apoio à luta dos professores e funcionários de escola. Já são mais 1.500 instituições afetadas em todo o estado.

Até o momento, mais de 170 municípios já aprovaram a moção de apoio à categoria. Estudantes e pais também estão fortalecendo o movimento através de caminhadas, atos e mobilizações.

Em Frederico Westphalen e Alpestre os próprios estudantes fecharam as escolas e decretaram greve em defesa da educação pública e dos educadores gaúchos.

Na próxima terça-feira (26), conforme definido pelo Comando de Greve, ocorre a Assembleia Geral de mobilização com toda a categoria, às 13h30, na Praça da Matriz. Às 16h, haverá ato unificado da Frente de Servidores Públicos (FSP/RS), no mesmo local.

CREs fechadas:

Canoas
Carazinho
Caxias do Sul
Cruz Alta
Estrela
Gravataí
Ijuí
Livramento
Osório
Palmeira das Missões
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
São Leopoldo
Santa Cruz do Sul


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s