
Com Informações do Movimento de Atingidos por Barragens
Atendendo ao apelo de muitas organizações populares, como a Frente Brasil Popular e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, os moradores dos bairros de Barão de Cotegipe estão se mobilizando para aumentar as ações de solidariedade e cuidados necessários para a vida e a saúde.
A forma encontrada para conseguir ter resultados e ao mesmo tempo respeitar as orientações das autoridades sanitárias de não realizar aglomerações e não colocar em risco a vida das pessoas é a organização em grupos de famílias. Cada grupo esta sendo organizado com cerca de dez famílias e escolha de duas pessoas para coordenar o grupo.
Segundo a moradora do Bairro Aparecida, Maria de Lurdes da Silva, a forma de organização em grupos é muito boa porque as famílias se conhecem e assim podem buscar a proteção e o auxílio necessários aos que mais precisam. Maria de Lurdes salienta que não é justo, neste momento de dificuldade onde muitos não podem trabalhar considerando o isolamento social, que estas famílias mais pobres passem por necessidades.
A organização começou com 6 grupos de famílias e está se expandindo para a criação de mais grupos nos Bairros da cidade de Barão de Cotegipe e em outros municípios da região do Alto Uruguai Gaúcho.
É HORA DE COLOCAR A VIDA ACIMA DO LUCRO!
Movimento dos Atingidos por Barragens
Barão de Cotegipe 14 de abril de 2020.