Rio Grande do Sul/Tecnologia

Porto Alegre: O mergulho no mundo dos games (Por Adão Villaverde)

 Enquanto Guedes e Bolsonaro querem fechar o CEITEC, única Fábrica brasileira de chips e tecnologia. no artigo a seguir, Adão Villaverde mostra que os investimentos feitos em pesquisa, inovação e tecnologia no Brasil e no RS, em especial durante os governos do PT, deveria continuar, para que associado a capacidade criativa do nosso povo, o Brasil possa estar posicionado de forma soberana no mundo advindo da revolução tecnológica. Segue o Artigo:

*Adão Villaverde

Os sistêmicos apoios realizados em solo riograndense nas últimas décadas em pesquisas, desenvolvimento & inovação (PD&I) pelo que se denomina de “quádrupla-hélice” (governos, setor privado, universidades e sociedade civil); apesar da descontinuidade nacional recente; criou um ambiente local que permitiu encharcar de estímulo empreendedor e disruptivo nos corações e mentes das gerações que nasceram sob a égide digital.

Vivemos uma era em que os ativos intangíveis têm valores muito superiores aos tradicionalmente conhecidos. E o campo da microeletrônica tem se revelado intensivo em inovação tecnológica, daí a importância da fábrica de chips que temos hoje na capital.

Em poucas décadas, no bojo deste ambiente que hoje embala o “Pacto pela Inovação”, é que despontou do RS para o mundo – no contexto da revolução 4.0 – a potente indústria de games, que propõe uma alternativa ao mero consumo de importados e já expande mercados. Descortinando nova vocação econômica para o RS, que tem modelo ainda muito dependente de alguns commodities.

São dezenas de empreendimentos em ambientes tecnológicos, numa lógica totalmente em coworking, ou seja, colaborativas, cooperativas e intensivas em conhecimentos e compartilhamentos, com resultados de negócios extraordinários, sobretudo em se tratando de setor emergente. Muitos deles com parcerias e clientes fora do Brasil, em área que não para de crescer e movimenta centenas de bilhões de dólares.

Temos até games que divulgam a alma portoalegrense, um deles mostra um “clássico carro moderno” que aqui já foi fabricado, andando gaudioso pelas ruas da capital, numa pista no formato de cuias, circundado por trilha sonora que toca em nossas emoções e passando por ícones históricos e turísticos da cidade.

É neste ambiente inovativo, talentoso e empreendedor que transforma conhecimento em valor para a sociedade, que devemos reafirmar a importância dos investimentos em PD&I. Para que nos tempos que vivemos, façamos este e outros mergulhos em indústrias e mercados de ponta, promissores em nível mundial, como são as indústrias de games e a economia do entretenimento hoje.

*Professor, Engenheiro, ex-secr. de Estado e ex-pres. da AL/RS

Um pensamento sobre “Porto Alegre: O mergulho no mundo dos games (Por Adão Villaverde)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s