Uncategorized

Agricultores indianos protestam contra reforma agrária do governo que só beneficia empresas

DA Rádio France Internacional

Agricultores indianos protestam em Nova Délhi
Agricultores indianos protestam em Nova Délhi REUTERS – ANUSHREE FADNAVIS

Dezenas de milhares de agricultores estão acampados nesta terça-feira (26) ao redor da capital Nova Délhi para exigir a retirada da reforma agrária adotada pelo Parlamento indiano há seis meses. As três leis impõem uma maior liberalização do setor agrícola, para grande temor dos camponeses de todo o país.PUBLICIDADE

Sébastien Farcis, correspondente da RFI em Nova Délhi

Os confrontos começaram nesta terça-feira (26) no centro de Nova Délhi, e pelo menos uma pessoa morreu nos protestos dos agricultores, que cercam a capital com seus tratores multicoloridos. A maré humana entrou em Nova Délhi pelo leste da cidade.

Os agricultores vêm de todo o norte da Índia para forçar o governo a suspender sua reforma agrária, considerada por eles como benéfica apenas para os grandes empresários e fazendeiros.

Arjun Tomar é agricultor de cana-de-açúcar de Uttar Pradesh e reclama contra a reforma: “Estas leis permitem que empresas privadas firmem contratos com agricultores. Por sete anos, portanto, a empresa decidirá o que plantar. Nós não queremos isso!”

Armazenamento ilimitado de grãos

Essa reforma também autoriza as empresas a estocarem grãos sem limites, denuncia o agricultor Tirpal Singh, em cima de seu trator: “Eles vão comprar o trigo quando os preços estão baixos e vão revendê-lo a um preço mais alto. Eles terão lucro e nós continuaremos pobres. Em seis anos, minha renda já caiu pela metade. “

Após dois meses acampando em Nova Délhi, a determinação desses agricultores não diminuiu. O desespero transformou o movimento e a violência explodiu quando milhares de manifestantes furaram as barreiras policiais para entrar no coração da capital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s