Uncategorized

Nos 2 anos das mortes em Brumadinho, Barragem rompe em Santa Catarina e atinge 40 famílias de Florianópolis

Em Brumadinho morreram 272 pessoas. Foram mortas pelo descaso do Capital com as vidas humanas. Quanto maior o lucro, com investimento menor em segurança, melhor. Mas melhor pra quem mesmo? Não pra quem sofre as consequências do Rompimento de uma destas barragens . Nesta do matéria a seguir, publicada pelo DESACATO, não morreram pessoas. Mas pelo menos 40 famílias perderam tudo que tinham E não são poucas as barragens queque estão em perigo de romper no Brasil: “Brasil tem 156 barragens em condição crítica espalhadas pelo país

Leia o artigo do DESACATO com Informações do MAB-Movimento de Atingidos por Barragens

Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC (Foto: MAB/SC)

Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC — Desacato
Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC (Foto: MAB/SC)

Nesta segunda feira (25), dia em que completaram 02 anos do Crime da Vale em Brumadinho/MG, uma represa de infiltração destinada à contenção de efluentes do tratamento de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) extravasou e alagou aproximadamente 40 casas, de forma repentina, no início da manhã da última segunda-feira na capital catarinense.Felizmente não houveram vítimas fatais, graças, principalmente, à solidariedade entre familiares e vizinhos, vez que as famílias atingidas relataram que se protegeram das formas mais improvisadas possíveis, abrigando-se em barcos, subindo em árvores e ficando horas ilhados, sem haver qualquer sirene, sistema de aviso ou plano de evacuação.As famílias passaram os últimos dois dias se recuperando do susto, limpando a lama de suas casas, lidando com o forte cheiro de esgoto e começando a dimensionar os prejuízos causados.

Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC (Foto: MAB/SC)

O Movimento dos Atingidos por Barragens esteve no local prestando solidariedade às famílias atingidas e desde já nos colocamos à disposição de colaborar na reivindicação pela reparação integral dos danos causados por esse rompimento já anunciado, visto que inúmeras denúncias já foram realizadas pela comunidade e não houve medida preventiva eficaz. Este é um exemplo das tantas barragens, represas e estruturas de captação de água presentes no território catarinense e brasileiro que não são fiscalizadas da forma adequada.

Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC (Foto: MAB/SC)

No dia em que recordamos as 272 vidas perdidas em Brumadinho pela ganância do lucro, outro caso de rompimento ameaçou a vida de centenas de pessoas em Florianópolis, além de destruir o local de moradia e o sonho de tantas pessoas que perderam bens, documentos, roupas e outros pertences.

Barragem de infiltração rompe e atinge 40 famílias em Florianópolis/SC (Foto: MAB/SC)

Reparação Justa Já!Águas Para Vida e Não Para Morte!Florianópolis/SC, 26 de janeiro de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s