Óleo de Xisto tem sido uma alternativa encontrada pelos Estados Unidos diante dos Preços internacionais de Petróleo e o Governo de Lá incentiva Usinas de Xisto . Já aqui, Guedes que já entrega nossas Refinarias e Plataformas de Petróleo por 30% do que valem, quer entregar também as alternativas ao Petróleo que o Brasil e a Petrobras tem. Guedes já avisou aos Privatas internacionais que vai entregar ou fechar a Usina de Xisto, nem que isto signifique quebrar a Economia da Cidade onde a Usina esta instalada.
A Greve contra a Privataria do Xisto brasileiro já vai para o 4º dia.
Leia a seguir informe do Sindicato dos Petroleiros de Santa Catarina e Paraná:
Trancaço e silêncio da Petrobrás no 3º dia de greve na SIX

Categoria protestou contra a possibilidade de fechamento da Usina do Xisto. Direção da estatal se mantém em silêncio.
Davi Macedo – Sindipetro PR e SC
Faixas estendidas, vias bloqueadas, filas de veículos e muita luta no entorno da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, na manhã desta quinta-feira (22), terceiro dia de greve na unidade.
Os petroleiros protestam diante da situação de insegurança com a possível privatização da SIX, o sucateamento dos equipamentos e as terceirizações no setor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), itens que formam a pauta de reivindicações local protocolada há mais de dois meses, mas que ainda não teve qualquer sinal de avanço.
Não bastassem as negativas em relação à negociação, a direção da Petrobrás ainda ameaça encerrar as atividades da Usina caso não consiga privatizá-la.
Dessa forma, abusam do recurso de poder econômico para chantagear o poder público. A Usina é responsável por 45% do ICMS e 50% do ISS recolhido na cidade. Os dados da Petrobrás indicam que a unidade registra lucros anuais na casa dos R$ 200 milhões e emprega diretamente mil trabalhadores, entre próprios e terceirizados. “É jogo sujo dos gestores da companhia. A Petrobrás tem total condição de pagar essa dívida, sem que tenha que se desfazer ou mesmo fechar a unidade, o que seria trágico para São Mateus”, afirma Mário Dal Zot, petroleiro da SIX e dirigente do Sindipetro PR e SC e da FUP.
O Sindicato entende que nessas condições o caminho é intensificar a greve para forçar a abertura de negociação da pauta local e impedir o encerramento das atividades da Usina do Xisto.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.