CINEMA/Cultura/economia

“O COMPLÔ”, Livro do gaúcho Hermes Zaneti, vai virar filme para mostrar nas telas as manobras da elite financeira em torno da dívida pública

A exemplo do livro, o filme O COMPLÔ será um libelo acusatório que revelará os bastidores daqueles que usaram expedientes e manobras fora das regras do jogo democrático para fazer valer os interesses das elites financeiras“,

No debate político brasileiro e nas campanhas eleitorais presidenciais, o silêncio tem sido a tônica quando o tema é o papel do sistema financeiro, da gestão do orçamento, da dívida pública e do impacto que isso provoca na vida dos brasileiros e nas políticas públicas.

A partir de 2016, o “mercado”, que representa os interesses do 1% mais rico do país e dos especuladores internacionais, impôs ao povo reformas que reduzem ainda mais a possibilidade de soberania nacional: as reformas trabalhista e previdenciária, a emenda do teto de gastos e a autonomia do Banco Central, sem falar da entrega do petróleo do pré-sal.

O Brasil se transformou em uma pátria escrava do rentismo, colocando o sistema produtivo a serviço do sistema financeiro e provocando uma verdadeira financeirização do capitalismo também em nosso país.

A dívida pública brasileira tem consumindo percentual expressivo do orçamento público federal anual com juros e amortizações.

Para além das insidiosas consequências econômicas e sociais, a extrema dificuldade de debater o tema, com a amplitude e atenção necessárias, provoca não somente um sequestro da economia, mas também da democracia no país.

É fundamental, portanto, que sejam jogadas luzes sobre este debate por ele ser um dos mais interditados na esfera pública da sociedade brasileira. A população tem o direito de saber: Qual o montante da dívida? Quem tomou os empréstimos e de quem? Para onde foram destinados os recursos e quais resultados apresentaram? Qual é a relação entre a dívida pública, o caixa do Tesouro, as reservas internacionais, o custo de vida, o desenvolvimento e a infraestrutura socioeconômica do Brasil?

Com as atuais condições impostas à economia, os governos eleitos tornam-se reféns de pressões do “mercado”, que inviabilizam a implementação de programas sociais, deixam de prover a sociedade de bens e serviços públicos importantes e massacram funcionários públicos com congelamento de salários por vários anos.

Foi diante deste cenário que um grupo de pessoas decidiu transformar em filme o livro “O Complô – como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”, de autoria do advogado, professor, mestre em Ciência Política pela UnB e Deputado Federal Constituinte Hermes Zaneti.

Muitas são as denúncias e questionamentos apontados pelo livro O Complô a serem apresentados no enredo do filme. Como exemplo é possível citar: – Os contratos firmados para a constituição da dívida ilegais?; – Quem os assinou tinha competência para tal?; – Existia base jurídica e constitucional para a formalização de tais contratos? – Como ocorreram as operações que transferiram para a responsabilidade da União várias dívidas privadas?

A exemplo do livro, o filme O COMPLÔ será um libelo acusatório que revelará os bastidores daqueles que usaram expedientes e manobras fora das regras do jogo democrático para fazer valer os interesses das elites financeiras.

O Complô será um filme de curta-metragem, misto de ficção e documentário, que terá a Direção e Roteiro do cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol (Beto Cassol) e a Produção da ABRAVIDEO – Associação Brasiliense de Apoio ao Vídeo no Movimento Popular. O trabalho tem como proposta apresentar os vários aspectos da questão em linguagem acessível ao povo brasileiro, para que ele possa ter consciência de que é ele quem paga a conta em detrimento de melhores condições de vida, saúde, educação, transporte e moradia.

Em complemento à produção do filme, serão lançadas uma edição atualizada do livro e um documento técnico apresentando conceitos e propostas para debate sobre orçamento, finanças e dívida pública, o qual servirá de roteiro para atividades de formação e disseminação de conteúdo. 

Estrutura do documento:

Parte 1 – Sumário Executivo: resumo do livro

Parte 2 – Conceitos-chave sobre orçamento, finanças e dívida pública

Parte 3 – Estatísticas e indicadores das finanças e da dívida pública federal

Parte 4 – Propostas para debate sobre gestão das finanças públicas no Brasil.

A comissão organizadora/mobilizadora para a produção do filme O Complô considera fundamental a disseminação do tema, de forma didática e qualificada, para lideranças do movimento sindical, movimentos sociais, parlamentares em todos os níveis da esfera federativa, partidos políticos e suas fundações, gestores públicos, assim como veículos e profissionais de comunicação.

Para viabilizar o projeto do filme O Complô estamos buscando a captação dos recursos por meio de financiamento colaborativo.

A colaboração da sua entidade, assim como de seus(suas) associados(as), será de fundamental importância para a realização do projeto.

Você pode colaborar com este projeto de duas formas:

– Linkna Plataforma Valeu.art – https://valeu.art/project/o-complo

– PIX –  filmeocomplo7@gmail.com (ASSOCIACAO BRASILIENSE DE)   

Para contato favor enviar mensagem para o e-mail: filmeocomplo7@gmail.com

Contamos com a sua participação e o seu apoio.

Comissão organizadora/mobilizadora do filme O Complô

Hermes Zaneti

Ricardo Berzoini

Paulo Egon Wiederkehr

Jefferson Oliveira

Ruy Godinho

2 pensamentos sobre ““O COMPLÔ”, Livro do gaúcho Hermes Zaneti, vai virar filme para mostrar nas telas as manobras da elite financeira em torno da dívida pública

  1. Luis. Será que o livro comenta os empréstimos do bndes a países amigos que nunca pagaram, e nós trabalhadores estamos pagando ? será que fala tambem que foi no governo lula que os bancos mais ganharam dinheiro no Brasil ?

    Curtir

    • Fala da farsa da Dívida Pública. Em vez de ficar repetindo fake News, tu deverias ler o Livro, ou pelo menos o artigo todo. Pra não ficar falando bobagem e passar vergonha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s