Quem imagina que Problemas com Barragens estejam só na região da Vale, esta muito enganado. Há Centenas de Barragens em Situação precária. Uma delas é a Barragem da Lomba do Sabão em Porto Alegre que pode romper a qualquer momento e provocar uma tragédia.
A Prefeitura hoje comandada pelo Bolsonarista Sebastião Melo até realocou parte da famílias, mas a deixou “sem eira nem beira”, sem sequer dar um acompanhamento que seria atribuição da Assistência Social do Município, sob comando do Prefeito.
Hoje, 21/11, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) está realizando um grande mutirão para ajudar a resolver os problemas dos moradores do Bairro Marista, em Porto Alegre.
Entre os serviços estão sendo feitas matrículas das crianças em creches, cadastro para acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, resolução de dívidas com o Serasa e bancos, regularização no CadÚnico, regularização das casas e apartamentos junto à Caixa Econômica Federal e ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre e apoio para soluções de impasses judiciais.




Ficou acertado entre os organizadores que a Defensoria Pública vai mobilizar o Ministério Público Federal para o impasse relacionado à cobrança indevida dos apartamentos para onde as famílias atingidas pela barragem da Lomba do Sabão foram reassentados.
A ação é uma prática da Defensoria Pública junto às comunidades e foi pleiteada pelos movimentos. Para o MAB, esta ação ajuda a fortalecer a organização, já que no bairro Marista estão reassentadas as famílias atingidas pela barragem da Lomba do Sabão. O bairro Marista é uma das comunidades onde a Brigada de Agitação e Propaganda Lula Presidente também atuou, os moradores se identificam com o Movimento e sabem que só a luta faz valer!