
A vice-presidente da Argentina, condenada à prisão e perda dos direitos políticos nesta terça, manifestou-se após a sentença citando a perseguição política a Lula por Moro, nos tempos da lava jato
Um dia depois que Cristina Kirchner recebeu a sentença de sua condenação à prisão e perda dos direitos políticos, o Presidente eleito no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se solidarizou com a vice-presidente da Argentina:
Minha solidariedade à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia“, afirnou em seu perfil no Twitter, na tarde desta quarta-feira (7/12).
Kirchner manifestou-se após a sentença citando a perseguição política a Lula pelo então juiz Sergio Moro, nos tempos da lava jato, comparando seu caso e dizendo que também está sendo vítima de ‘lawfare‘.
O presidente da Argentina, Alberto Fernándes, disse, na mesma plataforma, que Kirchner não teve “atendidas as formas mínimas do devido processo legal“.
“Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina“, pontuou Lula
O termo se refere à junção da palavra law (lei) e o vocábulo warfare (guerra), e, em tradução literal, significa guerra jurídica. Podemos entender lawfare da seguinte maneira: uso ou manipulação das leis como um instrumento de combate a um oponente desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende eliminar.
Em termos ainda mais gerais pode ser entendido como o uso das leis como uma arma para alcançar uma finalidade político social, essa que normalmente não seria alcançada se não pelo uso do lawfare.