América Latina/política

Sabemos como o ‘lawfare’ “pode causar danos à democracia”, diz Lula em solidariedade a Cristina Kirchner

A vice-presidente da Argentina, condenada à prisão e perda dos direitos políticos nesta terça, manifestou-se após a sentença citando a perseguição política a Lula por Moro, nos tempos da lava jato

Um dia depois que Cristina Kirchner recebeu a sentença de sua condenação à prisão e perda dos direitos políticos, o Presidente eleito no BrasilLuiz Inácio Lula da Silva (PT), se solidarizou com a vice-presidente da Argentina:

Minha solidariedade à vice-presidente da ArgentinaCristina Kirchner. Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia“, afirnou em seu perfil no Twitter, na tarde desta quarta-feira (7/12).

Kirchner manifestou-se após a sentença citando a perseguição política a Lula pelo então juiz Sergio Moro, nos tempos da lava jato, comparando seu caso e dizendo que também está sendo vítima de ‘lawfare‘.

O presidente da ArgentinaAlberto Fernándes, disse, na mesma plataforma, que Kirchner não teve “atendidas as formas mínimas do devido processo legal“.

Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina“, pontuou Lula

O que lawfare significa?
O termo se refere à junção da palavra law (lei) e o vocábulo warfare (guerra), e, em tradução literal, significa guerra jurídica. Podemos entender lawfare da seguinte maneira: uso ou manipulação das leis como um instrumento de combate a um oponente desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende eliminar.
Em termos ainda mais gerais pode ser entendido como o uso das leis como uma arma para alcançar uma finalidade político social, essa que normalmente não seria alcançada se não pelo uso do lawfare.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s