Por Carlos Wagner no Blog Histórias Mal Contadas Passado praticamente um ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado da Covid-19 (CPI da Covid) permanece em repouso nas gavetas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. São 1,3 mil páginas que apontam o ex-presidente … Continuar lendo
Arquivo da categoria: SAÚDE
Conselho de Saúde de Porto Alegre é protagonista na luta por notificações sobre a doença falciforme no SUS em todo país
O anúncio de que a doença falciforme será agravo de notificação compulsória foi feito pela ministra Nísia Trindade durante o lançamento do Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra na segunda-feira, 23. A Comissão de Saúde da População Negra do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CSPN/CMSPOA) acompanhou de forma online o evento. Em maio … Continuar lendo
O QUE É A PNEPS-SUS, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (Por Selvino Heck)
“É um jeito de pensar e fazer processos educativos e práticas com consciência crítica e cidadania participativa. O popular se expressa na busca da superação das desigualdades sociais e de todas as formas de discriminação, violência e opressão. A construção compartilhada é uma de suas marcas, sendo que busca o fazer ´com´ o povo, e … Continuar lendo
Faustão na fila de transplante do SUS: saiba como funciona a espera por órgãos
O apresentador Fausto Silva terá de passar por um transplante cardíaco, por conta do agravamento de um caso de insuficiência cardíaca. A informação foi divulgada neste domingo (20), por um boletim médico do Hospital Albert Einstein. Transplantes e outras cirurgias mais complexas não são feitas pelos tais “planos de saúde”. São feitas pelo SUS. O … Continuar lendo
Orçamento para a Saúde e Filas de Espera para Especialidades em Porto Alegre, podem ser Pena de morte para muitos
“A pena de morte não existe no Brasil, mas existe no SUS administrado pela Prefeitura de Porto Alegre, porque os exames demoram tanto que a doença se agrava e já não adianta mais”, disse indignada a Conselheira de Saúde Djanira da Conceição durante a apresentação do relatório da Comissão de Financiamento e Orçamento (COFIN) do … Continuar lendo
Governo divulga resultado preliminar do MAIS MÉDICOS selecionados para 1.994 municípios
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (9), o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no Programa Mais Médicos. O edital oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. Do total de vagas, mil são inéditas para a Amazônia Legal. O objetivo é recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos. Cerca … Continuar lendo
Lula lança novo “Mais Médicos” e prevê contratação de 28 mil médicos até o final de 2023
Lula lança novo “Mais Médicos” O programa foi rebatizado como “Mais Saúde pelo Brasil”; prevê a abertura inicial de 15.000 novas vagas para profissionais O programa, criado pela então presidente Dilma Rouseff, “foi responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros“, como … Continuar lendo
Governo Lula lança plataforma para mapear obras inacabadas nas áreas de Habitação, Saúde, Educação e Cultura
Ferramenta ficará aberta para receber informações até 10 de abril; governo federal quer priorizar retomada de obras nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura O governo federal lançou, nesta sexta-feira (10), a plataforma “Mãos à Obra”, para mapear e identificar obras inacabadas no país. O anúncio do programa foi feito durante reunião virtual com … Continuar lendo
Senador Paulo Paim fala sobre Projeto que garante Acesso a Produtos a Base de Cannabis pelo SUS. Leia e assista:
Em entrevista com o Canal Cannabis e Saúde, O Senador Paulo Paim fala do sobre a Cannabis e o PL 89, de acesso a Produtos a base de Cannabis Via SUS, de sua autoria. Para o político gaúcho, o Projeto de Lei deve seguir para a Comissão dos Direitos Humanos e não é impossível que … Continuar lendo
“RANZINZA, MAS DEMOCRÁTICO”… VIVA A VIDA! (Por Selvino Heck)
´Ah, a vida, de vez em quando é mesmo muito boa!´ É uma frase minha dita em diferentes lugares e ocasiões, celebrações, festas, aniversários, em meio a bons tragos, e, principalmente, sempre em boa companhia. Há quem já a tenha memorizado. Quando chego, se antecipa e assim me saúda alegremente. Não foi, infelizmente, o que … Continuar lendo