Uncategorized

Efeito PRONATEC: Brasil ultrapassa Coréia do Sul e é campeão em Educação Profissional do Mundo todo

luchesi
A Coréia do Sul é tida como o país que tem a melhor educação Profissional e técnica do Mundo. Pode até ser. Mas agora, com a vitória WorldSkills 2015, o Brasil já pode se vangloriar de estar entre as nações que tem a melhor educação profissional do mundo.E isto tem tudo a ver com o PRONATEC – Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, como diz Rafael Luchesi, Diretor executivo do SENAI :
“Isso mostra que o Brasil sabe fazer uma educação profissional de excelência, mas ainda temos um contingente pequeno de jovens que fazem essa escolha. Em países desenvolvidos, a média é 50%. Aqui é em torno de 10%”, afirma Rafael Luchesi, diretor-geral do Senai, destacando a função do Pronatec para este resultado. “A produtividade do Brasil cresce com o ensino técnico. Precisamos fortalecer o Pronatec, transformá-lo em política de estado. Tivemos um corte muito drástico de verba para o programa este ano, mas esperamos que a meta de 12 milhões de inscritos até 2018 continue”.

Com 27 medalhas, Brasil é o maior campeão da WorldSkills 2015

Equipe brasileira foi premiada com 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze; dos 31 medalhistas, 25 competidores têm formação pelo Pronatec

por Portal Brasil

Na 43ª edição da WorldSkills Competition, o Brasil alcançou o melhor resultado da história do País na competição. Com 11 medalhas de ouro, dez de prata, seis de bronze e 18 certificados de excelência, o Brasil conquistou 99 pontos e ficou a frente da Coreia do Sul e de Taiwan, que garantiram o segundo e terceiro o lugar, respectivamente.

Das 27 medalhas brasileiras, 25 tiveram a participação de estudantes com formação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro. “Isto muda o papel da educação profissional no País”, destacou o ministro da Educação, Renato Janine.

Segundo o ministro, o empenho em torno do Pronatec e da educação profissional pode ser observado na evolução do Brasil na WorldSkills. Na edição de 2011, realizada em Londres, o País ficou em oitavo lugar na classificação geral. Em 2013, subiu para a quinta colocação, em Leipzig, Alemanha. Até a edição deste ano, os brasileiros já haviam conquistado 68 medalhas e 111 certificados de excelência. O número de competidores subiu de 28 em 2011 para 56 este ano. “A vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec”, afirmou Janine.

Para o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, a participação e os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros na WorldSkills demonstram que o Brasil está no caminho certo ao expandir a educação profissional. “A qualidade da educação profissional brasileira é comparável à de países que estão na ponta na área de educação profissional”, disse. “Ela precisa ser mais conhecida em nosso País para se tornar mais atrativa aos jovens.”

Ao todo, o Brasil teve 31 medalhistas – foram 24 vencedores em ocupações individuais e sete em ocupações por equipe. O time do Brasil é formado por 56 jovens competidores de 17 a 22 anos.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores estudantes, selecionados em olimpíadas de educação profissional. Esta edição, a primeira na América Latina, teve a participação de 60 países. Nas provas, os competidores executaram tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. Foram vendedores aqueles que executaram o trabalho nos prazos e com os padrões internacionais de qualidade.

A competição em São Paulo foi organizada pelo Senai, entidade do sistema S que mantém um dos maiores complexos de educação profissional do mundo.

21 pensamentos sobre “Efeito PRONATEC: Brasil ultrapassa Coréia do Sul e é campeão em Educação Profissional do Mundo todo

  1. A pergunta que deve ser feita: onde o sistema S enfia toda a fortuna que recebe do governo federal, pra que o mesmo tenha que investir no mesmo seguimento pela segunda vez? E só assim conseguir os resultados?

    Curtir

      • O maior número de matriculas do PRONATEC se deu exatamente no nordeste. E é também no nordeste que a efetividadade dos cursos para os beneficiários foi maior, com o maior índice de colocação no mercado de trabaho depois de fazer um curso.

        Curtir

  2. FUI PROFESSOR POR ALGUM TEMPO DE CURSO PROFISSIONALIZANTE E ISTO NOS FAZ RESPONSÁVEIS PELOS FUTUROS PROFISSIONAIS E ISSO FAZ PARTE DESSA NOSSA OBRIGAÇÃO DE MESTRES E TALVEZ POUCOS DEDICAM SEU TEMPO DISPONÍVEL PARA MELHORAR NOSSOS JOVENS E QUE ELES POSSAM SER FUTUROS PROFISSIONAIS RENOMADOS E RESPONSÁVEIS NÃO APENAS POR TITULOS, MAS POR UM BRASIL MAIS TÉCNICO E AVANÇADO NÃO APENAS CONTRA COREANOS OU TAILANDESES, MAS COM OS MELHORES DO MUNDO!!!!

    Curtir

  3. Quando o ensino profissional estivar espalhado qualitativamente por todo o Brasil e não apenas em um complexo de educação profissional, aí podemos dizer que somos muito bons e que estamos evoluindo satisfatoriamente.

    Curtir

  4. Pingback: Conheça Weverton, Aluno do PRONATEC, Medalha de prata na Olimpíada Mundial do Ensino Técnico (WorldSkills 2015) | Luizmuller's Blog

  5. Pingback: Conheça Thiago Costa, Aluno do PRONATEC, Medalha de Ouro na Olimpíada Mundial do Ensino Técnico (WorldSkills 2015) | Luizmuller's Blog

  6. Pingback: O PRONATEC, os Jovens Aprendizes, o Sistema S e o economicismo regressivo do Levy | Luizmuller's Blog

  7. Pingback: Ataque ao PRONATEC será prelúdio de maiores ataques a programas sociais??? | Luizmuller's Blog

  8. GOSTARTIA DE SER JOVEM E APROVEITAR ESTA OPRTUNIDADE QUE NAO TIVEMOS NA NOSSA JUVENTUDE,NA MINHA ÈPOCA ERA A MENTALIDADE DOUTOR E PERDEMOS NOSSOS SONHOS PARA SASTIFAZER NOSSO ENTORNO E MILHOES SE FRUSTARAM, PORQUE PREPARAVAM MAO DE OBRA PARA SER EMPREGADO PUBLICO (CIVIL E MILITAR), LOUCURA MAS AGORA TOMA O RUMO CORRECTO.

    Curtir

  9. Parabenizo o SENAI pelo sucesso alcançado na edição 2015 do Worldskills. Como funcionário aposentado do sistema fico feliz com os avanços tecnológicos atingidos, mantendo-se sempre a frente de quslquer outra instituição de ensino profissionalizante do Brasil.

    Curtir

  10. Pingback: Manter o Bolsa Família, o PAC, ou …manter o Levy | Luizmuller's Blog

  11. Engraçado é que eu tento alguma vaga pela pronatec e nunca consigo. Queria muito fazer um curso técnico , mas no site nunca tem vaga disponível na area de TI. Alguém sabe como eu consigo alguma vaga ? Procuro ja tem uns 2 anos.. Obrigado

    Curtir

    • Os cursos técnicos do PRONATEC são demandados pelas Secretarias Estaduais de Educação e a Pré-Matricula para estes cursos se dá através da forma de seleção definida por cada Secretaria Estadual de Educação. Sómente após esta seleção, que como eu disse, tem critérios definidos pelas secretarias Estaduais de Educação, e sobrando vagas, estas vagas restantes são disponibilizadas para Inscrição On Line. Assim, sugiro que te informes qual o critério utilizado pela Secretaria Estadual de Educação do teu Estado para definir os Cursos concomitantes, ou seja, aqueles cursos destinados a alunos que estão fazendo o nível médio.Já para os cursos subsequentes, ou seja, aqueles cursos destinados a alunos que já tenham concuído o nível médio, a seleção é feita pelo SISUTEC, que utiliza as notas do ENEM como referência. Preenchidas as vags por esta seleção do SISUTEC, as vagas restantes vão para inscrição on Line.

      Curtir

    • São alunos do SENAI, em cursos financiados pelo PRONATEC. Como disse Robson Andrade, Presidente do SENAI, esta vitória não seria possível se não fosse o PRONATEC.

      Curtir

  12. Pingback: Osmar Terra mente para respaldar destruição de Programas Sociais | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s