Uncategorized

Trajano: ‘Faixas da Gaviões têm apoio da maioria da população brasileira’

“Quem vai punir o ladrão de merenda?” era uma das faixas erguidas pela torcida no último domingo. Gaviões também protestavam contra a Globo, a CBF e a Federação Paulista, contra os preços dos ingressos

gaviões

No último domingo, torcida Gaviões da Fiel ergueu faixas de protesto contra a corrupção no futebol e na política

São Paulo – Para o jornalista e diretor da ESPN Brasil, José Trajano, as faixas de protesto expostas pela torcida Gaviões da Fiel, no clássico entre Corinthians e São Paulo, em Itaquera, no último domingo (14), expressam um sentimento geral de descontentamento com o futebol brasileiro. “Todo mundo concorda. Ou alguém pode ser a favor da atual direção da CBF?”, afirmou hoje (16), em entrevista à Rádio Brasil Atual.

As faixas cobravam punição para o os desvios relacionados ao chamado escândalo da merenda escolar, que atinge o governo paulista de Geraldo Alckmin (PSDB), contra a Rede Globo – por impor os horários dos jogos à sua programação –, contra a corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação Paulista de Futebol (FPF) e também reivindicavam ingressos mais baratos. “Tudo o que eles manifestaram, através das faixas, tem o apoio da maioria da população brasileira. Eles são os nossos porta-vozes. Assino embaixo”, afirma Trajano.

“O preço é caro mesmo, o futebol está sendo elitizado. O horário é um absurdo. A CBF é pessimamente dirigida”, afirma o jornalista. Já em relação aos desvios da merenda, Trajano lembra que o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), envolvido no escândalo, perseguia as torcidas organizadas quando era promotor. “Agora a Gaviões está dando o troco.”

O jornalista também condenou a postura da TV Globo, que durante a transmissão da partida evitou mostrar o ocorrido. “O interessante seria que se pudesse acompanhar de casa tudo o que acontece no local do jogo.” Já a PM ameaçou intervir, mas recuou diante do risco de causar tumulto maior.

REPRODUÇÃO/BRASIL DEBATEtrajano
José Trajano, jornalista esportivo

Durante a entrevista, Trajano traçou um paralelo com o futebol inglês, e citou manifestação da torcida do Liverpool, durante a última partida em que o time disputou em casa, quando cerca de 10 mil torcedores se retiraram do estádio ainda no decorrer do segundo tempo, para protestar contra o aumento dos ingressos. A televisão acompanhou os protestos e, no jogo seguinte, a direção do clube recuou e revogou o aumento.

Ele também criticou a posturas do árbitro da partida entre Corinthians e São Paulo, Luiz Flávio de Oliveira, e do jogador Felipe, capitão corintiano, que se empenharam em coibir a manifestação. Para o jornalista, ambos cometeram “uma série de equívocos e atitudes erradas que não deviam ter acontecido”. “O juiz não tem nada que paralisar o jogo por causa daquelas faixas com aquelas mensagens, que não têm nada de errado. É uma forma de censura.”

Com relação ao capitão corintiano, Trajano diz que faltou maturidade. “Ao jogador do Corinthians, o Felipe, que é muito jovem, faltou ter mais consciência. Se fosse o Paulo André o capitão, certamente não tomaria aquela atitude”, referindo-se ao ex-zagueiro do clube paulista e integrante do coletivo Bom Senso, que luta por reformas do futebol brasileiro.

Trajano lembrou ainda a tradição de engajamento político da Gaviões da Fiel que, ainda durante a ditadura, jogadores e torcida exibiam faixas e mensagens de protesto. Em 1979, no Morumbi, a torcida ergueu faixa pedindo ‘Anistia ampla, geral e irrestrita’. “Essa faixa foi aberta em um momento em que pouca gente se manifestava, porque havia um temor da repressão. Eram épocas de chumbo, que a gente gostaria que nunca mais voltasse.”

Um pensamento sobre “Trajano: ‘Faixas da Gaviões têm apoio da maioria da população brasileira’

  1. Pingback: Trajano: ‘Faixas da Gaviões têm apoio da maioria da população brasileira’ | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s