CINEMA/Livros

“DIÁLOGO SOBRE O CINEMA”, DE GERBASE E NADOTTI, TEM PRÉ-LANÇAMENTO NA PRÓXIMA SEXTA EM PORTO ALEGRE

image description

Capa do Livro da Editora Escritos

Do Blog da Editora Escritos

Na próxima sexta-feira, 9 de setembro, às 19h, no Cine Santander Cultural, acontece o pré-lançamento do livro “Diálogo sobre o cinema”, com a presença de seus autores, Carlos Gerbase e Nelson Nadotti. A obra, publicada pela editora Escritos, registra uma intensa troca de mensagens entre os dois realizadores, entre o final de 2015 e meados de 2016. Gerbase e Nadotti roteirizaram e dirigiram vários filmes juntos, como “Meu primo”, “Sexo e Beethoven” e “Amor sem dor”. O pré-lançamento acontece logo após uma sessão do longa “Deu pra ti, anos 70”, dirigido por Nadotti e Giba Assis Brasil (em que Gerbase foi assistente de direção), vencedor de melhor filme super-8 do Festival de Gramado de 1981.

“O livro é um registro interessante de um modo de pensar e fazer cinema que foi importante para toda a minha geração”, conta Gerbase. “Eu e o Nelson, com a ajuda de muitas outras pessoas, fizemos vários filmes entre 1978 e 1983, em que a criatividade e a energia juvenil da equipe eram capazes de superar qualquer entrave de produção. Espero que o relato desses tempos primordiais mostre como surgiu uma nova estética para o cinema gaúcho, que rompeu com os modelos tradicionais, em sua maioria ligados ao ambiente rural, para colocar a cidade em primeiro plano. O Nelson era o grande líder da nossa ‘turma’, e graças ao seu pioneirismo muitos novos cineastas surgiram, que estão no mercado até hoje.”

“Diálogo sobre o cinema”, editado por Ivete Keil, tem 236 páginas e seu texto é inteiramente formado por mensagens eletrônicas trocadas por Carlos Gerbase, que mora em Porto Alegre, e Nelson Nadotti, que vive no Rio de Janeiro desde 1983. A primeira mensagem é de 13 de outubro de 2015, e a última, de 28 de junho de 2016. Entre os principais assuntos dos dois amigos estão seus primeiros contatos com o cinema, as aulas com o professor Anibal Damasceno Ferreira, as estratégias para a realização dos filmes em super-8, a profissionalização trazida pela bitola 35mm, a separação dos dois realizadores e suas carreiras individuais nos anos seguintes, no cinema e na televisão. Além disso, a conversa chega ao mundo audiovisual contemporâneo e suas novas formas narrativas.

Um pensamento sobre ““DIÁLOGO SOBRE O CINEMA”, DE GERBASE E NADOTTI, TEM PRÉ-LANÇAMENTO NA PRÓXIMA SEXTA EM PORTO ALEGRE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s