Petróleo/Petrobrás

Um “affaire d’or”. Franceses comemoram “pechincha” que conseguiram no pré-sal

lupinNo mesmo dia em que o Governo anuncia o 3º aumento da gasolina em 3 semanas no Brasil, a empresa de Petróleo TOTAL anuncia a compra de parte significativa dos Campos de Petróleo do Pré Sal brasileiro. Em 8 meses dilapidaram a PETROBRAS, estão vendendo o nosso pré sal a preço de banana aos estrangeiros. E não é um Blog petista falando. Veja o que diz a mídia francesa sobre a aquisição: “pechincha”. São muito tristes estes dias de desmonte do Brasil. Os brasileiros já estão pagando a conta e pagarão muito mais. A respeito disto, leia o artigo do do  publicado no TIJOLAÇO

A Rádio França Internacional publicou a festiva repercussão na imprensa francesa da compra pela Total, multinacional deles, de boa parte dos campos de petróleo de Iara e Lapa, no pré-sal brasileiro da Bacia de Santos (SP). Dizem que  o jornal de economia  Les Echos informa que esses campos “guardam reservas gigantescas de petróleo e o valor pago foi interessante”, ou seja, a Total pagou pouco em relação ao que vai lucrar extraindo o petróleo brasileiro”.

Fui ver e o jornal detalha:

No total, segundo cálculos de Jason Kenney, analista do Santander, estas operações permitirão Total a aumentar as suas reservas recuperáveis de mais de um bilhão de barris, a um custo atraente, entre 1,75 e 2,4 dólares por barril . ” Para comparar o custo das reservas provadas descobertas publicadas pela Total, $ 2,55 “, diz o analista em nota. Marc Kofler, analista da Jefferies, disse por sua vez que estes dois campos fará dele um líquido de produção muito mais elevado a 50.000 barris por dia até 2020.

A reportagem indica também que “após a mudança da lei que garantia à Petrobras o papel de operadora do pré-sal e 30% de participação nos campos, o petróleo brasileiro ficou extremamente atraente para as grandes companhias petrolíferas ocidentais”.

Eles cofiam os bigodes e riem dos otários aqui, que escancaram a porta para serem roubados.

4 pensamentos sobre “Um “affaire d’or”. Franceses comemoram “pechincha” que conseguiram no pré-sal

  1. Pingback: Um “affaire d’or”. Franceses comemoram “pechincha” que conseguiram no pré-sal — Luíz Müller Blog | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Pingback: Petrobras começou a operar ontem campo do pré-sal. E em seguida, já o vendeu | Luíz Müller Blog

  3. Pingback: Petrobras vende complexo petroquímico em Pernambuco por US$ 385 milhões | Luíz Müller Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s