Uncategorized

Mujica deu o toque

SENHOR X

Fernando Rosa

“Às vezes a realidade ultrapassa a nossa imaginação”, disse o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista ao programa GPS Internacional da Sputnik Mundo, na semana passada. Na entrevista, Mujica fala das mudanças na ordem geopolítica global após as eleições norte-americanas. Logo após a vitória de Trump, em novembro, Mujica havia reagido dizendo que “las malas noticias siempre sorprenden”.

Para Mujica, “a concentração maciça de riquezas criou uma cultura de consumo excessivo que, paradoxalmente, por não redistribuir bens, se esqueceu das classes médias do mundo central”. Essas classes médias, segundo ele, “agora estão reagindo e dando poder político a projetos que parecem ser de outra época”. Foram esses setores, em especial os trabalhadores das regiões industriais, que elegeram Trump.

Afirmando que “nada acontece por acaso”, Mujica afirma que “a nova situação política é fruto da globalização”, comandada pelo sistema financeiro, pelas transnacionais e pelos novos meios de comunicação. Segundo ele, a globalização…

Ver o post original 230 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s